Normas regulamentadoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falta de qualificação
Trabalhadores apreensivos querem mais segurança e uma auditoria no Porto do Pecém, no Ceará. Em sete meses foram três acidentes fatais. O último matou João Simão Ferreira, de24 anos – terceirizado por uma empresa que atua na área de transportes e operações portuárias. Ele trabalhava no setor de capatazia e operava um container quando uma corrente da estrutura se soltou eatingiu sua cabeça. Mesmo usando Equipamentos de Proteção individual - o trabalhador morreu na hora.
De acordo com o Auditor Fiscal do Trabalho - AFT, Franklin Rabêlo, a empresa está proibida deoperar no porto até que os problemas encontrados pela fiscalização do trabalho, como ausência de procedimentos de trabalho para operar container, sejam corrigidos. Os outros dois acidentes foram,com o montador Raimundo Souza, de 38 anos, e com o soldador José Edvaldo Gomes, de 47 anos.Nos três casos os Auditores Fiscais do Trabalho interditaram os locais dos acidentes. Segundo o AFT, em geralos acidentes têm ocorrido no Porto do Pecém devido a falta de qualificação e treinamento profissional, jornada de trabalho excessiva e pressão pelo cumprimento de prazos.
Na investigação doacidente com o montador Raimundo Souza, eles interditaram o serviço de instalação do lançamento de correias do Sistema de Transporte de Carvão Mineral do Complexo Portuário do Pecem por descumprimento dasNormas de Segurança no Trabalho. Agora a empresa regularizou a situação e mudou o procedimento de trabalho para outro mais seguro.
O relatório da Auditoria Fiscal do Trabalho sobre esta morte já foiencaminhado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Federal. Entre as causas do acidente estão à jornada excessiva e a falta de manutenção dos equipamentos.O aumento e aintensificação de ações de fiscalização em ambientes de trabalho que oferecem risco constante aos trabalhadores somente se tornará viável com o aumento do quadro de Auditores Fiscais do Trabalho e com o...
tracking img