Normas regulamentadoras 01, 15, 20, 23, 25.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇAO




O presente trabalho aborda as Normas Regulamentadoras 01; 15; 20; 23 e 25.
O objetivo do trabalho é estabelecer os procedimentos que toda empresa deve possuir, no tocante a proteção contra incêndio, nas atividades e operações insalubres, nos cuidados com líquidos combustíveis e inflamáveis e resíduos industriais; visando disciplinar os preceitos a serem observados naorganização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade.
As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à medicina e segurança no trabalho no Brasil. Como anexos da Consolidação das Leis do Trabalho, são de observância obrigatória por todas asempresas sob regência destas leis.




















































2. NORMAS REGULAMENTADORAS





2.1 Norma Regulamentadora 01 – Disposições Gerais





A Norma Regulamentadora 01 estabelece o campo de aplicação de todas as NRs de Segurança e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, bem como os direitos eobrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico.


As NRs são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - (CLT). A NR1 estabelece a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.2.2 - Norma Regulamentadora 15 - Atividades e Operações Insalubres




Esta Norma Regulamentadora estabelece os procedimentos obrigatórios, nas atividades ou operações insalubres que são executadas acima dos limites de tolerância prevista na Legislação, comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho.
Esta Norma Regulamentadora aplica-se a todas as empresascujas atividades exponham seus empregados em condições insalubres de trabalho. São consideradas atividades ou operações insalubres as que se desenvolvem acima dos limites de tolerância de ruídos, temperatura, radiação, pressão e poeira, ou as que envolvam exposição do trabalhador a agentes químicos e biológicos.
Esta norma visa que a empresa ofereça a seus empregados toda a segurança deque eles necessitam, conforme estabelecido pelas disposições desta Norma Regulamentadora. Cumpre lembrar que são requisitos necessários de um laudo pericial para fins de caracterização do exercício insalubre ou perigoso:

a) O critério utilizado (verificação fixa, reconstituição do local de trabalho etc.).
b) A descrição do instrumental utilizado.
c) A metodologia de avaliação.
d) A descriçãodas condições de trabalho e o tempo de exposição aos agentes insalubres ou periculosos.
e) A conclusão fundamentada, caracterizando ou não o exercício insalubre ou periculoso, conforme o caso, e indicando para aquele qual o grau correspondente.
f) As medidas para eliminação e/ou neutralização da insalubridade e da periculosidade, quando houver.

15.1 São consideradas atividades insalubres asque:
15.1.1 Se desenvolve acima do limite de tolerância para:

1 - Ruídos Contínuos ou Intermitentes:


Ruído contínuo ou intermitente é aquele que não é de impacto.

Os tempos de exposição não devem exceder os limites de tolerância exibidos na tabela acima.

As medições devem ser feita próximo ao ouvido do trabalhador

Quando os valores encontrados de nível de ruídos for umamédia, será considerada a máxima exposição diária permitida com relação ao nível mais elevado.

Não é permitida a exposição a níveis acima de 115 decibéis para trabalhadores indevidamente protegidos.

O trabalho que expor os indivíduos a mais de 115 decibéis, sem proteção adequada, submeterão os mesmos a riscos graves.

2 – Limites De Tolerância Para ruídos De Impactos

Ruídos de impactos...
tracking img