Normas processo civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSUNTO



REFERÊNCIA DO MATERIAL CONSULTADO

ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Regras gerais de apresentação. In.: FREITAS NETA, Antonia de.; ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Manual de estruturação de um trabalho acadêmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006. Natal: UFRN, 2010. p. 15-16.



2. Fichamento Bibliográfico:

|da injustiça. In.: |Brevehistória do feminismo no Brasil. São |


TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

Conteúdo

|da injustiça. In.: |Breve história do feminismo no Brasil. São |


TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

O trabalho da autora baseia-seem análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves,saúde e sexualidade.

Citações

|da injustiça. In.: |Breve história do feminismo no Brasil. São |


TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

“Uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e ainstauração da República” (p.30);

“Na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43);

SILVA, Marina Cabral da. Tipos de trabalhos acadêmicos: o fichamento. Disponível em: .



CABEÇALHO

REFERENCIARESUMO, CITAÇAO, COMENTARIOS

TEXTO

IDENTIFICAÇÃO DOTEXTO

PALAVRA=CHAVE

SINOPSE DO TEXTO

ANÁLISE CRITICA



: a) resumo bibliográfico do autor (nome, titulo, edição, local e ano de publicação, editora, e nº de páginas); b) resumo bibliográfico do assunto (resenha ou comentário que dê idéia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte ); c) fichamento da transcrição ou citação (relacionar os pontos mais importantes,reproduzindo fielmente o texto do autor, indicação bibliográfica e o número da página de origem); d) resumo analítico (consiste em uma síntese das páginas de um livro, com a intenção de elaborar um trabalho ordenado de conclusões pessoais, na qual deve conter: a indicação bibliográfica - fonte de leitura; análise crítica do conteúdo - análise coerente e científica, sustentadas em outros textos, as quaisdeverão ser referenciadas conforme ABNT; a ideação - novas ideias surgidas frente à leitura reflexiva; e as observações).



AUTOR. OBRA. RD. ANO




O fichamento bibliográfico é o mais simples, onde selecionamos as frases que consideramos mais importantes no texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.
Cuidado 1: Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deveter cuidado para suas frases não perderem o sentido.



Cuidado 2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!







Lembre-se sempre que esse tipo de fichamento é um recurso normalmente utilizado pelos professores para incentivar a leitura e para ter certeza queela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação de professores! Esse tipo de fichamento ajuda na pré-leitura; é uma primeira aproximação com o assunto investigado e sua utilização pode ser muito útil em pesquisas futuras! :-)



E por fim, como organizar um Fichamento Bibliográfico...
tracking img