Normas para trabalhos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA E REGRAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Laudemira Silva Rabelo1

RESUMO

A NBR 6028 (1990) esclarece que um resumo deve passar informações suficientes sobre todo o conteúdo do texto, possibilitando ao leitor a decisão de lê em sua totalidade. É solicitado que o resumo contenha objetivo, método, resultados e as conclusões do trabalho. Em alguns periódicos também é pedido umabreve introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusão (LEITE BARBOSA, 2001). O resumo deve ser escrito em parágrafo único, numa seqüência corrente de frases lógicas sem nenhuma enumeração de tópicos. A norma 6028 (1990) explicita também que a primeira frase deve explicar o tema do artigo, dando-se preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na vozativa. Embora o artigo possa ter sido escrito por vários autores, a primeira pessoa do plural (nós) não deve ser utilizado. Deve-se, ainda, evitar o uso de frases negativas, símbolos, equações, tabelas, quadros etc no resumo. Quanto à extensão do resumo, geralmente, é estipulado pelo periódico, porém quando não, pode estar entre 250 (valor mais utilizado) a 500 palavras.

Palavras-chaves: cadaperiódico explicita a quantidade de palavras-chaves, podendo variar de três a cinco palavras, que representem o artigo como um todo.

ABSTRAT (inglês), RESUMEN (espanhol) ou RESUME (francês)
Geralmente é obrigatório em periódicos de divulgação internacional, sendo o próprio resumo, elaborado em língua estrangeira, a ser indicado, pelo periódico, qual a língua de preferência. Quando não ficar claroessa explicitação, geralmente é escrito em inglês.

Keywords (inglês), Palabras clave (espanhol) ou Mots-clés (francês)

Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), Especialista em Responsabilidade Social (FIC) e graduada em Química Industrial (UFC). E-mail: laudemira@yahoo.com.br Aqui, deve constar um breve currículo do(s) autor(es) contendo, inclusive, o e-mail para contato. Cabe umaobservação quanto ao número de autores por artigo científico. Alguns periódicos limitam esse número para, no máximo, quatro autores, sendo importante, antes do envio de qualquer trabalho, conhecer o número aceito de autores por trabalho.

1

Estrutura e regras para elaboraçao de artigos cientificos

2

1 INTRODUÇÃO
[Espaço duplo para separar o título do texto] [ 1,25 cm]

A introduçãoprecisa ser bem elaborada para prender o seu leitor quanto a

assunto a ser abordado, seja esse leitor leigo, ou não, no assunto. Assim, a norma 6022 (2003) esclarece que deve constar a delimitação do assunto e finalizar com os objetivos da pesquisa. Dusilek (1983 apud Costa, 2003) sugere que a introdução contenha o assunto a ser tratado, delimitando-o, justificando-o e por fim esclarecendo osobjetivos da pesquisa e hipóteses, caso tenham. Mesmo sendo a introdução um dos primeiros elementos a ser visualizado pelo leitor, Costa (2003) recomenda que deve ser um dos últimos a ser elaborado para não haver desacertos entre o que foi introduzido e desenvolvido, principalmente com relação a conclusão, fator a ser analisado para aceite nos periódicos. Este breve texto pretende demonstrar aestrutura básica necessária de um artigo científico, como também conhecer algumas das principais regras da ABNT utilizadas.
[Dois espaços duplos entre o fim de uma seção e o início de outra]

2 DESENVOLVIMENTO
Parte importantíssima em um artigo, pois expõe, de forma ordenada, toda a fundamentação teórica que possibilitou a experimentação ou o estudo de caso, podendo ter subseções, conforme a NBR6023 (2002), de informação e documentação de referências, a NBR 6024, de numeração progressiva das seções de um documento escrito e a NBR 10520, de informação e documentação – citações em documentos.

2.1 Algumas regras de formatações

“Os títulos sevem de eixo temático, e as idéias mestras dos parágrafos a serem redigidas formam os elementos delineadores do esquema da composição.” (COSTA,...
tracking img