Normas para ensaio academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas para os ensaios

REGRAS DA ELABORAÇÃO DE UM ENSAIO

I. Noção
O ensaio escolar é uma pequena peça escrita de análise de determinado problema, com vista a identificar uma questão, discorrer sobre ela e chegar a conclusões. Um ensaio não é uma narrativa nem uma simples descrição de factos ou posições doutrinais; pressupõe, antes, a análise, explicitação e interpretação dos mesmos.

II.Escolher o tema
A escolha do tema, objecto de ensaio, obedece a motivações ou atracções pessoais, sobretudo o interesse por determinada matéria ou a vontade de aprofundar o estudo de certa problemática. Todos os temas podem dar bons ensaios (ver acima o sumário do curso). Mas a escolha deve ter em conta o tempo disponível e a previsível complexidade das matérias.

III. Planear
Uma vezescolhido o tema, há que planear o ensaio, i.e., esboçar previamente as respectivas linhas gerais, ou seja, as questões envolvidas, as diferentes perspectivas para as abordar, a bibliografia disponível. O plano ajuda a abordar o tema nos seus variados aspectos e a orientar a investigação. A elaboração do plano exige em regra uma pesquisa preliminar do assunto, uma espécie de préinvestigação, nomeadamenteem artigos de enciclopédia ou num estudo elementar sobre o assunto. O planeamento pressupõe a definição das questões a que o ensaio deve dar resposta: qual é precisamente o problema envolvido?; quais são as suas implicações?; quais as questões que se levantam?; etc. O objectivo da leitura e investigação ulterior será o de encontrar a resposta para cada uma destas questões. Esta relação entre oplano e o ensaio não deve porém ser rígida. Pode suceder que durante a investigação ou a própria redacção se verifique a necessidade de introduzir alterações ou adaptações no plano inicialmente traçado. O plano é uma rota indicativa da viagem, não um plano de pormenor imutável.

Prof. Vital Moreira

2

IV. Investigar
Já vimos que para preparar o plano há que proceder a uma investigaçãopreliminar. Constituindo o tema uma novidade para quem escreve o ensaio, naturalmente haverá que proceder a uma pesquisa inicial, que habilite para a tarefa de programar a abordagem ao tema. Neste caso e para começo, será aconselhável a opção por um artigo de enciclopédia, um pequeno livro ou capítulo introdutório da temática. Depois do plano procede-se à segunda fase da investigação, a maisimportante, porque programada e orientada para os objectivos já definidos, para sustentar ou refutar certos argumentos, etc.. A tarefa de investigação deve ser dirigida à recolha da informação adequada a constituir o suporte da resposta a cada item planeado. A pesquisa bibliográfica deve ser feita nos ficheiros temáticos das bibliotecas disponíveis, se possível com a colaboração dos orientadores(nomeadamente os assistentes da disciplina). Os artigos sobre o tema nas enciclopédias especializadas costumam ser uma boa indicação bibliográfica, porém, por vezes desactualizada.

V. Colher e seleccionar informação
O decurso da investigação conduz à elaboração de “fichas” de leitura, notas e apontamentos relativos às fontes utilizadas. Muitas vezes procede-se desde logo à escrita de esboços parciais dofuturo ensaio. Mas depois há que seleccionar e ordenar a informação recolhida e o material já escrito, de acordo com a sua pertinência e importância. Essa selecção deve ser feita de acordo com cada tema do plano do ensaio.

VI. Escrever o ensaio
Estudadas as fontes, tomadas as notas, seleccionado o material relevante, a redacção do ensaio propriamente dito, apoiada no plano elaborado,apresenta-se como o passo seguinte, o que, olhando para trás, não será tarefa difícil. Difícil será apenas, e porventura, começar… O processo de escrita é algo pessoal. Todavia, e porque se trata de um ensaio académico, aspectos como os da forma ou estrutura do texto, do tom informativo e/ou persuasivo ou do carácter técnico da linguagem jurídica, não são despiciendos. Os conceitos devem ser claramente...
tracking img