Normas iso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sigla ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização). É uma organização fundada em 1947 e tem sua sede em Genebra na Suiça, possui maisde 100 países membros e no Brasil é representada pela ABNT, porém sua certificação é dada pelo INMETRO e as certificações tem validade de três anos.
A ISO 9000 é referente à gestão de qualidade,utilizam-se de procedimentos e sistemas que apoiam a qualidade, tais procedimentos existem para assegurar que os produtos ou serviços foram produzidos de uma maneira que vai de encontro dos requerimentosdos consumidores.
Os procedimentos obrigatórios são: controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, controle do produto não conforme, ações corretivas e ações preventivas.
A ISO14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental às empresas (privadas e públicas), criadas para diminuir o impacto provocado ao meio ambiente pelo processo deprodução. Seguindo as normas ISO 14000 empresas que se utilizam de recursos naturais podem reduzir significativamente os danos causados à natureza.
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000 aempresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos paradiminuir os danos ao meio ambiente.
A ISO 26000 é um guia de diretrizes que apresenta definições e princípios para a adoção da responsabilidade social por todos os tipos de organizações, envolvendoempresas, governos e ONGs. Esta norma tem como objetivo atender a ética, abordando também o desenvolvimento sustentado da sociedade.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelodesejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no...
tracking img