Normas iso 9000. iso 9001 e iso 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS DA QUALIDADE: ISO 9000, 9001 E 14000

CURITIBA
2012
-------------------------------------------------
ISO 9000 e ISO 9001

A ISO 9000 não é uma norma em específico. É uma expressão que designa um grupo de normas técnicas criadas para estabelecer um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.
ISO é uma sigla que referencia o conceito de igualdade. Isto porque o sistemaprevê que todos os produtos sejam submetidos ao mesmo processo produtivo. Todavia, é muito comum confundir a denominação com o nome da própria organização que as regulamenta.
As normas ISO são redigidas e publicadas pela IOS, International Organization for Stanndardization. Esta é uma organização não governamental, fundada em 1947, em Genebra, Suíça, e atualmente presente em 162 países. Tem porobjetivo promover a normatização produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A família ISO 9000 de normas técnicas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuode melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços, abrangendo todos os tipos de companhias.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade (elementos facilmente identificáveis pelos clientes), aumentando a sua competitividade nosmercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
As auditorias externas são realizadas por Órgãos Certificadores. Estas são empresas que possuem o know-how e a designação necessária para atestar a correta adoção das normas pelas organizações.
A primeira norma ISO 9000 foi criada em 1987 e possuía estruturaidêntica à norma britânica BS 5750, mas continha elementos de outras normas existentes nos Estados Unidos. A primeira forma do grupo se dividia em três modelos de gerenciamento da qualidade, variando de acordo com a natureza das atividades da organização:
* ISO 9001:1987 Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço - aplicava-se aorganizações cujas atividades eram voltadas à criação de novos produtos.
* ISO 9002:1987 Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço - compreendia essencialmente o mesmo material da anterior, mas sem abranger a criação de novos produtos.
* ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste - abrangia apenas a inspeção final do produto e não sepreocupava como o produto era feito.

O grupo foi alterado pela primeira vez em 1994, quando adotou novo formato para a norma ISO 9001:1994, a qual não é uma norma certificadora, apenas explicativa.
A estrutura da norma ISO 9001:2004 continha os requisitos abaixo:
4.1. Responsabilidade da Direção (Trata do papel da alta direção na implementação do sistema da Qualidade);
4.2. Sistema daqualidade (Descreve a documentação que compõe o sistema da qualidade);
4.3. Análise do contrato (Trata da relação comercial entre a empresa e os seus clientes);
4.4. Controle da concepção e projeto (Trata da concepção e desenvolvimento de novos produtos para atender aos clientes);
4.5. Controle dos documentos e dados (Trata da forma de controlar os documentos do sistema da qualidade);4.6. Compras (Trata da qualificação dos fornecedores de materiais / serviços e do processo de compras);
4.7. Produto fornecido pelo Cliente (Trata da metodologia para assegurar a conformidade dos produtos fornecidos pelo Cliente para incorporar ao produto final);
4.8. Rastreabilidade (Trata da história desde o início do fabrico do produto ou da prestação do serviço);
4.9....
tracking img