Normas internacionais de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (INTERNATION ACCOUNTING STANDADD – IAS ) CONHECIDAS POR:

IFRS (INTERNATION FINANCIAL REPORTING STANDARD)
 São um conjunto de pronunciamentos

de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board);

 Adotadas em mais de 110 países.

3

2007
Brasil, FASB e IASB Canadá, OS paísesfazem acordo Chile, Índia, da União para Japão e Européia convergência Coréia adotam as entre o IFRS e estabelecem normas do USGAAP. datas para IFRS China adota adotar o o IFRS IFRS

2005 2001
Criado o IASB 1973 para Criado o emissão IASC dos IFRS (International Accounting Standards Committee )

2006

International Organization of Securities Commission (IOSCO)

O conjunto de normas einterpretações composto por IFRS, IAS, IFRIC e SIC forma o que se conhece por Normas Internacionais de Contabilidade. IFRS: Os pronunciamentos IFRS emitidos pelo IASB. Eles são, portanto, os mais recentes. IAS: Os pronunciamentos IAS são os primeiros pronunciamentos emitidos pelo IASC. IFRIC: As interpretações IFRIC Elas são portanto as interpretações mais recentes..

SIC: As interpretações SIC sãoas primeiras.

Em 2001 o IASC criou o IASB

IFRIC

IASB

SAC

Emite Interpretações Técnicas

Aconselha

Emissão de IFRS

IASC: International Accounting Standards Committee (Comt. Normas Int. Contabilidade) IFRIC: International Financial Reporting Interpretations Committee (Comitê de Interpretações das IFRSs)  SAC: Standards Advisory Council (Conselho de Aconselhamento deNormas) 7

First-time Adoption of International Financial Reporting IFRS 1 Standards" (Primeira aplicação das normas internacionais de contabilidade)
"

IFRS 2 "Share-based Payment" (Pagamentos em ações)

IFRS3 "Business Combinations" (Combinações de negócios)

8

O International Accounting Standards Committee (IASC) foi criado em 1973 pelos organismos profissionais de contabilidade de 10países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Países baixos e Reino Unido. A nova entidade foi criada com o objetivo de formular e publicar de forma totalmente independente um novo padrão de normas contábeis internacionais que possa ser mundialmente aceito.

O IASC foi criado como uma fundação independente sem fins lucrativos e com recursospróprios procedentes das contribuições de vários organismos internacionais assim como das principais firmas de auditoria. Os primeiros pronunciamentos contábeis publicados pela IASC foram chamados de International Accounting Standard (IAS). Numerosas normas IAS ainda estão vigentes atualmente, apesar de terem sofrido alterações ao longo do tempo.

Em 1997, o IASC criou o SIC (Standing InterpretationsCommittee) um comitê técnico dentro da estrutura do IASC responsável pela publicações de interpretações chamadas SIC cujo objetivo era responder as duvidas de interpretações dos usuários. Em 1 de abril de 2001, foi criado o International Accounting Standards Board (IASB) na estrutura do IASC que assumiu as responsabilidades técnicas do IASC. Todos os pronunciamentos internacionais são publicadospelo IASB em língua inglesa.

Benefícios da adoção do IFRS como padrão contábil

Padronização internacional (mais de 110 países utilizam); linguagem contábil global para servir de base nas negociações transnacionais (mais de 110 países utilizam); Imediata utilização pelo público internacional; Aumento do fluxo de capitais para as empresas brasileiras; Reduz custos de adaptação dosrelatórios financeiros.

A convergência aos padrões internacionais de contabilidade (IFRS)

4.Harmonização e convergência de padrões contábeis
PADRÕES DE CONTABILIDADE
Brasileiros IFRS

Tradicionalmente influenciado pela legislação tributária

Livre de influências de legislações tributárias Baseado em princípios Desenvolvimento centralizado no FASB e, se necessário, interpretado pelo...
tracking img