Normas doc engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O curso de Química Geral e Tecnológica será realizado por meio de aulas teóricas, trabalhos práticos em laboratório, podendo ocorrer seminários e colóquios, visando à aprendizagem e familiarização do estudante com as técnicas básicas da análise química e a compreensão dos fundamentos teóricos em que as mesmas se baseiam.
O trabalho em laboratório será realizado emgrupo de dois ou mais estudantes e envolverá a determinação da concentração ou quantidade de matéria desconhecida em espécies, utilizando métodos básicos e rotineiros. Os resultados serão avaliados dentro dos limites de erro pertinentes aos diferentes métodos empregados.
Este curso apresenta, portanto, características acentuadamente experimentais que exigirão do estudante dedicação, interesse,cuidado, atenção e, especialmente, uma atividade no laboratório cuidadosamente planejada.
Aconselha-se o estudante planejar previamente o procedimento da aula de laboratório antes de iniciar sua execução, a fim de facilitar o aprendizado e utilizar adequadamente o tempo destinado às aulas práticas.
É importante dispor de um caderno de anotações de laboratório. Todos os dados,observações, cálculos, e questionamentos devem nele ser anotados direta e organizadamente. Esse procedimento facilitará a elaboração dos relatórios.
Cada grupo de estudantes, em cada experiência, trabalhará com um conjunto de materiais necessário para a realização das análises. Esses materiais deverão ser entregues ao término de cada aula em devidas condições de limpeza e ordem. Qualquer acidenteque, porventura, venha ocorrer deverá ser comunicado diretamente ao professor.
No início de cada aula prática serão fornecidas orientações, ou até mesmo alterações de texto, a fim de propiciar melhor compreensão do assunto no contexto da Disciplina.







2. RELATÓRIOS DE ANÁLISES REALIZADAS

O trabalho científico realizado por uma pessoa pode ser de grande valia paraoutras, desde que transmitido adequadamente. A forma de transmissão mais difundida é a da linguagem escrita, principalmente na forma de resumos, relatórios, artigos científicos, entre outros, dependendo do público a ser atingido.
Não existem normas rígidas para sua elaboração, mas diante da importância desse tipo de documento na carreira profissional do estudante, serão dadas algumasrecomendações que lhe serão úteis no progressivo aperfeiçoamento da sua técnica de redação científica.
Ao elaborar um relatório, o estudante deverá conhecer com clareza a questão abordada pela experiência e qual a resposta que obteve para ela. Esta formulação sintética servirá de linha diretriz para toda a redação, impedindo que se perca em divagações sobre assuntos colaterais ou considerações sobredetalhes sem importância.
A redação deverá ser coerente quanto ao tempo dos verbos empregados, recomendando-se expor os resultados das observações e experiências no passado, reservando o presente para as generalidades ou para as referências a condições estáveis.
É sempre conveniente recorrer a tabelas e gráficos, pois permitem concentrar grande quantidade de informações.
Osvalores numéricos deverão estar acompanhados de unidades de medida, pertencentes, preferencialmente, ao sistema internacional. A unidade de medida deverá ser incluída também no cabeçalho das tabelas e nos eixos das figuras.
Os Relatórios de aulas práticas deverão ser digitados eletronicamente, utilizando a matriz disponível, seguindo o modelo mostrado abaixo e utilizando fonte Time New Roman ouArial, tamanho 12 e com espaçamento 1,5 entre as linhas e duplo entre parágrafos. Os gráficos deverão ser gerados em Excel, Origin ou outro programa compatível.
Quanto às ilustrações, poderão ser cópias fieis de publicações, desde que as fontes sejam citadas no trabalho. Finalmente, o Relatório deverá ser impresso em folha A4. As partes que compõem esse trabalho acadêmico são:
2.1....
tracking img