Normas de auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas de Auditoria

São padrões técnicos que objetivam qualificação na condução dos trabalhos de auditoria e garantir atuação consistente tecnicamente suficiente do autor de seu parecer,assegurando, a todos aqueles que dependem da sua opinião, a observação de uma serie de requisitos considerados indispensáveis para o trabalho concretizado.

As normas contábeis tratam das medidas dequalidade da execução das ações e dos objetivos a serem alcançados através dos procedimentos, também dizem respeito não apenas as qualidades profissionais do auditor, mas a sua avaliação pessoal pelo exameefetuado e do relatório emitido.

As normas de auditoria são reconhecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade através e de resolução CFC notas, de 24 de abriu de 1991, que se referencia:

-Normas de execução dos Trabalhos e

- Normas do parecer dos auditores independentes.

Hoje, as normas atuais refletem um entendimento mais amplo com avanços referentes a vários aspectos atualmente demaior abrangência.

As normas contábeis cuida dos seguintes aspectos:

Da pessoa do auditor: a auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, perante o Conselho Regional deContabilidade, na categoria de “ Contador ”, e que tenha reconhecida experiência adquirida e mantida pelo treinamento técnico na função de auditor.

O exercício da função de auditoria exige livremovimentação dentro das empresas auditadas e requer conhecimentos de relações humanas, sociologia e psicologia para obter dados e informações relativas as empresas em exame. Condições intelectuais sãoimportantes, porque auxiliam o auditor em analises, pesquisas e melhores resultados no trabalho.

O exercício da profissão de auditoria requer a observância de padrões morais, dado o caráter do serviço edas partes interessadas na condução da auditoria com idoneidade, integridade, respeito, imparcialidade e sobretudo independência.

Da competência profissional do auditor: A atividade de auditoria...
tracking img