Normas brasileiras de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Brasileiras de Contabilidade

Normas Brasileiras de Contabilidade

Aluna : Yasmin Barbosa Lima Turma: 3111 Nº32

RESOLUÇÃO CFC N.º 686/90
Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis.
Conceito - O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução CFC N.º 529/81, de 23 de outubro de 1981;CONSIDERANDO o estudo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria CFC n.º 4/82, alterada pela Portaria CFC n.º 9/90, sob a coordenação do Contador Ynel Alves de Camargo, tendo como participantes os Contadores: Antônio Carlos Nasi, Antônio Luiz Sarno, George Sebastião Guerra Leone, Hugo Rocha Braga, Luiz Carlos Vaini, Luiz Francisco Serra, Olívio Koliver e Taiki Hirachima; CONSIDERANDOque nas audiências públicas realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e João Pessoa foram acolhidas as sugestões da classe contábil, dentro de um processo amplo e genérico de oportunidades de manifestações; CONSIDERANDO a importância da elaboração de normas reguladoras para o campo do exercício profissional contábil;
Das Disposições Gerais. 
As demonstraçõescontábeis (*) são as extraídas dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de Entidade.
A atribuição e responsabilidade técnica do sistema contábil da Entidade cabem exclusivamente, a contabilista registrado no CRC.
As demonstrações contábeis observarão os Princípios Fundamentais de Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Asdemonstrações contábeis devem especificar sua natureza, a data e/ou o período e a Entidade a que se referem.
O grau de revelação das demonstrações contábeis deve propiciar o suficiente entendimento do que cumpre demonstrar, inclusive com o uso de notas explicativas, que, entretanto, não poderão substituir o que é intrínseco às demonstrações às demonstrações.
A utilização de procedimentos diversosdaqueles estabelecidos nesta Norma, somente será admitida em Entidades públicas e privadas sujeitas a normas contábeis específicas, fato que será mencionado em destaque na demonstração ou em nota explicativa.
Os efeitos inflacionários são tratados em Norma específica.
Do Balanço Patrimonial
Conceito
O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa equalitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
Conteúdo e Estrutura
O balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimônio Líquido.
O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;
O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;
O Patrimônio Líquido compreende os recursospróprios da Entidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".
As contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, e as contas do passivo são dispostas em ordem crescente dos prazos de exigibilidade, estabelecidos ou esperados, observando-se iguais procedimentos paraos grupos e subgrupos.
Os direitos e as obrigações são classificados em grupos do Circulante, desde que os prazos esperados de realização dos direitos e os prazos das obrigações, estabelecidos ou esperados, situem-se no curso do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
Os direitos e as obrigações são classificados, respectivamente, em grupos de Realizável e Exigível a Longo Prazo,desde que os prazos esperados de realização dos direitos e os prazos das obrigações estabelecidas ou esperados, situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
Na Entidade em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no Circulante ou Longo Prazo terá por base o prazo desse ciclo.
Os saldos devedores ou credores de...
tracking img