Normas brasileiras de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro deve considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciação
No desempenho de suas funções,não é vedado ao contabilista manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.
O contabilista deve fixar previamente o valor dos serviços, de preferência por contratoescrito, considerando a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a executar.
O objetivo do Código de Ética Profissional do Contador é fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
De acordo com a Resolução CFC n.1.166/09, estão obrigados ao registro cadastral,no CRC respectivo, todas as organizações de Serviços Contábeis, as quais devem pagar anuidades, conforme valores fixados anualmente pelo CFC.
A sociedade destinada exclusivamente a prestação de Serviços Contábeis em geral, somente poderá ser integrada por Contadores legalmente habilitados, e técnicos em contabilidade.
Registro provisório é uma modalidade de registro profissional fornecido aoprofissional que já se formou em Curso de Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade e ainda não tem em mãos o seu diploma, fornecido pela respectiva Instituição de Ensino.
A baixa do registro cadastrall pode ser solicitada pelo escritório (sociedade) em razão da interrupção das atividades ou determinada pelo CRC.
Dentre outros, O Decreto-lei 9.295/46 representa para a profissão contábila legislação básica que regulamenta a profissão, dando garantias, privilégios, exclusividades.
De acordo com a Resolução 960/03, exercer a profissão é quando o contabilista executa atividades de natureza contábil, independentemente de exigência de assinatura do profissional.
Em relação a estrutura e organização dos Conselhos Regionais de Contabilidade no que se refere à administração de seusserviços, gestão de seus recursos, regime de trabalho e relações empregatícias, os mesmos são autônomos
A virtude do homem está relacionada com a prudência, justiça, fortaleza e temperança.
Justiça é a disposição de dar a cada um o que é seu de acordo com a natureza, a igualdade ou a necessidade. - é o ato de respeitar os direitos e os deveres
A Teoria do Fundamentalismo, identifica os preceitoséticos externos ao ser humano, não permitindo que o indivíduo encontre o certo ou o errado por si mesmo.
Os padrões de conduta ética a serem seguidos pelos profissionais de contabilidade estão relacionados com as responsabilidades de desenvolverem suas atividades de acordo com o grau de competência, confidencialidade, integridade e objetividade.
Dentre as muitas práticas empresariaisquestionáveis estão o uso de informações privilegiadas.
Dentre os aspectos a serem contemplados em um código de ética de empresa socialmente responsável dentre os vários itens são abordados estão as relações com funcionários, com os clientes e com fornecedores.
o princípio básico para motivar o comportamento ético segundo o filósofo alemão Immauel Kant é: “Não faça aquilo que você não gostaria quefizessem consigo”.
Consideram-se atividades compartilhadas aquelas cujo exercícioé prerrogativa também de outras profissões.
O exercício das atividades compreendidas na Contabilidade, considerada esta na sua plena amplitude e condição de Ciência Aplicada, constitui prerrogativa, sem exceção, dos contadores e dos técnicos em contabilidade legalmente habilitados, ressalvadas as atribuições privativasdos contadores.
Os profissionais da classe contábil devem introduzir e fomentar conceitos éticos e de responsabilidade sócio-ambiental nas empresas.
A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses dos diferentes steakeholders (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente)....
tracking img