NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE – NBC PG (PROFISSIONAL GERAL)

5666 palavras 23 páginas
FACULDADE SANTA CATARINA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
PROFESSORA MARIA DE LOURDES FREIRE
EMILY MOTA
MARÍLIA MOURA
RAFAEL LUIZ MOTA
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE – NBC PG
(PROFISSIONAL GERAL)
RECIFE
SETEMBRO/2014
EMILY MOTA
MARÍLIA MOURA
RAFAEL LUIZ MOTA
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE – NBC PG
(PROFISSIONAL GERAL)
RECIFE
SETEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) constituem-se num conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC. Foi a Lei n° 6.404 de 15/12/1976 que regulamentou as sociedades por ações, que tornou obrigatória as normas as contábeis no Brasil, essa lei consolidou normas anteriormente consideradas aceitas no Brasil. Essas normas são convencionais e podem ser modificadas segundo as circunstâncias. Elas são dinâmicas e estabelecidas por doutrinadores ou por profissionais e se modificam de acordo com a evolução das atividades econômicas e empresariais de cada país. As normas classificam-se em Profissionais e Técnicas, sendo enumeradas sequencialmente.
Neste trabalho vamos da ênfase as normas brasileiras de contabilidade profissionais gerais a NBC PG que são subdivididas em NBC PG 100, NBC PG 200 e NBC PG 300. Essas novas NBCs estão alinhadas ao Código de Ética Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – Ifac). Publicadas no Oficial da União, no dia 25 de março de 2014. Elas são aplicadas indistintamente a todos os profissionais de Contabilidade..
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE – NBC PG 100
(Geral aos Profissionais da Contabilidade)
O Conselho Federal de Contabilidade, considerando o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões

Relacionados

  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas
  • arq4f8dc8b99ce7d
    187798 palavras | 752 páginas
  • Livro Economia De Empresas James R
    235449 palavras | 942 páginas