Normas bnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILIZAÇÃO DAS NORMAS DA ABNT
CITAÇÕES
Conceito sobre a NBR-10520/2002

A NBR-10520, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi criada especificamente para elaboração de citações bibliográfica e a última revisão ocorreu em agosto de 2002.
A Associação reformulou a NBR-10520, e ela é a norma regida atualmente para padronização dos trabalhos acadêmicos etécnico-científicos. Desde então, diversas publicações que tratam de metodologia do trabalho científico foram revisadas e algumas ainda permanecem com a normalizada antiga da ABNT.

Conceito

Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.

Objetivo da NBR-10520

Fixar as condições exigíveis para padronização e coerência da seguridade das fontes indicadas nos textos dostipos de documentos (ABNT, 2002).

Tipos de citação

De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, indireta e citação de citação.

Citação direta, literal ou textual

Citações diretas, literais ou textuais: transcrição do trecho do texto de parte da obra do autor consultado. É reproduzida exatamente como consta do original, acompanhada de informações sobre afonte (em respeito à lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências). Deve-se observar que:

a) Citações longas (mais de 3 linhas) constituem um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com espaço 1,0 (simples), fonte tamanho 10 e sem aspas.

Exemplo:
Michel Foucault depõe em seuclássico A História da Loucura que:


o pensamento psiquiátrico do século XIX irá procurar simultaneamente a totalidade do determinismo e tentar definir o ponto de inserção de uma culpabilidade; as discussões sobre as loucuras criminais, os prestígios da paralisia geral, o grande tema das degenerescências, a crítica dos fenômenos histéricos, tudo aquilo que anima a pesquisamédica de Esquirol a Freud procede desse duplo esforço. O louco do século XIX será determinado e culpado; sua não-liberdade é mais penetrada pela falta do que pela liberdade com a qual o louco clássico escapava de si mesmo (2005, p. 508).

"O ensino, a prática e as instituições procuram reger-se segundo as regras e doutrinas importadas da França" (SANTOS FILHO, 1991, p. 12).

Citação indiretaOcorre quando se reproduzem idéias e informações de documentos, sem, entretanto, transcrever as próprias palavras do autor. Há várias formas de se fazer esse tipo de citação:
a) A indicação da(s) página(s) consultada é opcional;
b) Quando o(s) nome(s) do autor(es) faz(em) parte do texto, menciona-se a(s) data(s) da(s) publicação(ões) citada(s), entre parênteses, logo após o nome do autor.Exemplo:
Como lembra Silva (1999), o mundo esta cada vez mais carente de um sentimento humanitário.

A indicação de fonte entre parênteses pode suceder à citação, para evitar interrupção na sequência do texto.

Exemplo:
O termo "ideologia" foi primeiramente usado para descrever o projeto de uma nova ciência que estaria interessada na análise sistemática das idéias e sensações (THOMPSON,1995).

Citação de citação

É uma menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. Só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Assim sendo, o autor da obra consulta é mencionado nas referências.

Exemplo:
Segundo Silva (1968), citado por Santos (1985, p. 71), " o intelectual DyonélioMachado se encaixa nos princípios da sua época e participa de todo um contexto de tratamento aos anormais".

Regras gerais de apresentação

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia...
tracking img