Normas abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Quando se trata de elaborar um trabalho com fins acadêmicos em muitos a uma grande preocupação com as Normas ABNT. Às vezes essa preocupação é até maior que a com o conteúdo do trabalho.

Para a elaboração de um trabalho científico correto, o autor deverá considerar que este não será lido apenas por seus professores, banca examinadora ou por profissionais de sua área. Dessaforma, é essencial o uso das normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura. Em alguns casos, a ABNT apresenta em suas normas, algumas regras que são opcionais ou que permitem ao autor definir seus próprios critérios. Mas o que muitas vezes pensamos que são "Normas da ABNT", são, na verdade, "Padrões" que a instituição de ensino adota. As Normas da ABNT, no que diz respeito aapresentação de textos científicos, não são tão específicas a ponto de regulamentarem "tudo" o que você vai apresentar. Assim, abaixo das Normas da ABNT, existem os Padrões que cada Instituição de Ensino adota. Normalmente as Instituições adotam Padrões parecidos.

Todavia os padrões adotados variam muito pouco de uma Instituição para outra. Às vezes variam até mesmo nos vários departamentos de umamesma Instituição de Ensino. O foco deste trabalho não está nas Normas ABNT propriamente, mas sim na aplicação destas normas no software Microsoft Word, já que esta é o processador de texto mais utilizado do mercado. Muitas vezes mesmo tendo conhecimento teórico das normas, encontram-se várias dúvidas quanto à aplicação destas. Outro fato relevante é o que a maioria das pessoas não faz o uso derecursos especiais do

Word que aumentam em muito a produtividade na elaboração de trabalhos.

Com o intuito de difundir a utilização das ferramentas do Word e a aplicação das normas técnicas ou adequação dos trabalhos segundo um padrão de sua própria instituição é que este trabalho foi elaborado.

2. DEFINIÇÃO DO MICROSOFT WORD

O Microsoft Word é o processador de texto de alta performance,é o mais vendido no mundo, sua primeira versão foi lançada pela Microsoft em 1985, desde então tornou-se uma ferramenta imprescindível para todos os tipos de profissionais.

Nele pode-se fazer o que desejar, em matéria de editoração eletrônica. Ele permite a criação, edição e manipulação de diversos tipos de textos e também o uso de figuras (Media Galery Clip-arts), criação de tabelas, correçãoortográfica, textos em colunas, índices, revisão de trabalhos, entre outras. Para elaboração deste trabalho foi utilizada a versão Microsoft Word 2003, parte integrante do pacote Microsoft Office.

No processo de elaboração de um trabalho no Word existem vários passos que determinam se será possível ou não fazer uso de processos automáticos, não que haja uma única forma de ser realizada umadeterminada tarefa, mas, pode-se ganha muito tempo seguindo algumas dicas.

3. AS NORMAS

Na elaboração deste texto, consultaram-se, principalmente, as normas seguintes: ? NBR14724/2002: Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos

? NBR6023/2002: Informação e documentação – Referências ? NBR6027/1989: Sumário

3.1. A norma NBR 14724

A norma NBR 14724 fixa as condições exigíveis paraa apresentação de elementos que constituem o artigo. Destina-se a autores e editores de periódicos de natureza técnico-científica. Está relacionada a estrutura de teses, dissertações ou de um trabalho acadêmico. Esta compreende os seguintes elementos:

1. pré-textuais 2. elementos textuais

3. elementos pós-textuais Que aparecem no texto na seguinte ordem:

Capa (obrigatório) Folha de rosto(obrigatório)

Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional) Resumo em língua vernácula (obrigatório)

Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Sumário (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

TEXTUAIS Introdução Desenvolvimento...
tracking img