Normas abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS








CONSUMISMO











Rio das Ostras
2012
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS


CONSUMISMO
POR:
Ana Carla Bogado Silva
Clarice Rocha
Fernanda Palomino
Lucas
Patricia Rezende Rocha
Quesia Brites










Rio das Ostras
2012
1. INTRODUÇÃO


Consumismo é ato de comprar produtos e/ou serviços semnecessidade ou consciência. O consumismo inicia sua evolução mais exponencial a partir da explosão da revolução industrial no final do século XIX.
Com o inicio da evolução industrial, produtos que eram caros de difícil fabricação, ou qualquer coisa que demonstrava um grande potencial para uma grande demanda, foram alvo para dar inicio a uma produção em massa. Com uma explosão de oferta de diferentesprodutos, com custos muito inferiores aos ultrapassados meios de produção artesanal, levou a comunidade a iniciar um aumento significativo ao seu poder de consumo e a vontade de consumir. Em face disto, a população começou a não só adquirir produtos que são de suma importância para sobrevivência, grandes indústrias começaram a enxergar que o consumidor adquiria produtos que ofereçam um pouco maisde conforto ou conveniência.
A propaganda e marketing se mostrando uma excelente ferramenta para instigar e aumentar o desejo do consumidor de adquirir produtos e se mostrou como uma nova forma de indústria.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Consumismo na tendência do século

Para o estudioso Thorstein Veblen, o consumismo quando desnecessário é a forma de mostrar a posição na sociedade a qualvive. Só que nem sempre é assim, o mundo hoje compra muito mais do que tem condições de pagar e podemos observar isso no filme “Os delírios de consumos de Becky Bloom”, onde a compulsão de consumir leva uma jovem formada em jornalismo a falência por comprar indiscriminadamente. Observa-se também que a tendência do século gira em torno do comércio e da teoria de seduzir o cliente para fazendocom que o mercado seja irresístivel aos olhos de qualquer um.

As preocupações do universo do marketing têm girado em torno de conceitos como branding, fidelização, PDV, relacionamento, entre outros que compõem o briefing de um especialista atualizado com a demanda do mercado. Como pano de fundo desse drama publicitário, atua de forma latente uma questão que parece ser a pedra no sapato dosprofissionais do ramo. Não se trata da Internet com seu You Tube, Second Life, Link Patrocinado ou seus derivados, nem com o avanço tecnológico e as novas mídias. Uma insuspeita premonição vem mobilizando profissionais do marketing e da propaganda: a sensação de que esse drama prenuncia uma tragédia e que esta possui uma íntima relação com o conceito de consumo.
Várias hipóteses (psicológicas,antropológicas ou neurológicas) têm servido como base de pesquisa visando o alcance da liderança no incipiente mercado do século XXI. É estranho perceber, entretanto, que apesar do anseio colocado na busca de domínio sobre as razões do consumo, não haja uma preocupação em descobrir ou entender previamente em que consiste o consumo. A suspeita é a de que é preciso pôr em suspenso a questão do “por que”para que se possa apropriar do verdadeiro problema que circunda, sob a forma de uma estranha premonição, o espírito publicitário (drama ou tragédia?).

2.2 Consumismo e Filosofia

A Filosofia prima pela busca de elaborações conceituais práticas que forneçam instrumentos para compreensão e ação no que poderíamos chamar de “realidade circundante”. Essa busca inicia com Platão e tem na Ontologia(estudo do Ser) sua primeira e mais influente versão historicamente consagrada. Tendo a idéia de Ser a presunção de dar conta de dimensões entendidas como permanentes e não tendo historicamente alcançado esse objetivo, tem sido (também historicamente) rivalizada por uma outra perspectiva que busca compreender a realidade em seu dinamismo. Essa outra perspectiva é conhecida pelo nome de Devir....
tracking img