Normas abnt trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
1.1 INTRODUÇÃO
O objetivo primordial na exigência de um padrão na apresentação de trabalhos acadêmicos: (trabalho de conclusão de curso - TCC; projeto de conclusão de curso - PCC ou trabalho de graduação interdisciplinar - TGI), é a divulgação dos dados técnicos obtidos, analisados e registrados em caráter permanente, proporcionando osoutros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa, facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação. Esclarece-se que os trabalhos acadêmicos de final de curso são feitos sob a orientação de um orientador.
1.2 DEFINIÇÕES
1.2.1 O que é o TCC?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma oportunidade que o aluno tem de consolidare aprimorar os conhecimentos que adquiriu durante o curso. Tem por objetivo contribuir para a formação profissional, acadêmica e pessoal do aluno.
1.2.2 O TCC deve ter:
a) coesão; b) coerência; c) clareza; d) especificidade; e) criatividade; f) criticidade.
6
1.2.3 O trabalho deve retratar
a) esforço do alunoem conhecer o assunto; b) conhecimento efetivamente auferido; c) domínio de conceitos; d) esmero científico.
1.3 METODOLOGIA
A metodologia adotada na elaboração do TCC, ou seja, sua estruturação tem que estar baseada em bibliografias especializadas na área de Metodologia do Trabalho Científico, seguindo os padrões da NBR 14724: informação e documentação: trabalhosacadêmicos: apresentação (2002).
1.4 ESTRUTURA DO TCC
É exigência de todo trabalho apresentar início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir apresentamos esta estrutura com mais detalhes. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa Obrigatório Anverso da folha de rosto Obrigatório Verso da folha de rosto – Ficha Catalográfica Obrigatório Folha deaprovação Obrigatório Errata Condicionado Dedicatória Opcional Agradecimentos Opcional Epígrafe Opcional Resumo em língua vernácula Obrigatório Resumo em língua estrangeira Obrigatório Lista de figuras Condicionado Lista de tabelas Condicionado Lista de abreviaturas e siglas Condicionado Sumário Obrigatório
7
ELEMENTOS TEXTUAISIntrodução Obrigatório Desenvolvimento Deve ser dividido em: 2 REVISÃO DE LITERATURA (este item pode ser subdividido em subitens, nomeados de acordo com os assuntos a serem tratados. Em trabalhos de Revisão Bibliográfica, este item vem após a METODOLOGIA). 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 METODOLOGIA 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO (considerar este item para trabalhosque não sejam de Revisão Bibliográfica. Nestes casos, suprimir este item e passar direto ao próximo, qual seja CONCLUSÃO). Obrigatório Conclusão Obrigatório ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências Obrigatório Bibliografia Opcional Glossário Opcional Apêndice Condicionado Anexos Condicionado Índice Opcional
8
1.5 DISCRIMINAÇÃO DAS PARTES1.5.1 Elementos pré-textuais
Antecedem o texto com informações que facilitam a identificação e utilização do trabalho. Não recebem indicativo numérico.
1.5.1.1 Capa
Deve conter o nome completo da instituição (opcional), do autor ao alto da folha, o título e subtítulo do trabalho ao centro e, na parte inferior o nome da cidade, estado e ano de apresentação. Todas asinformações devem ser centrada na folha e digitada em caixa alta sem sublinhar nem utilizar aspas. (Modelo 1)
1.5.1.2 Folha de rosto
Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha, o título do trabalho desenvolvido, sendo que logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida, mas clara acerca dos objetivos acadêmicos,...
tracking img