Normal foster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS


Norman Foster

Alunos: Renata Cabral, Marcela Ferreira, Lorena Hanada, Paulo, Túlio, Rhuan Phablo
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Professora: Simone

Índice:
* Biografia
* Curiosidades
* Obras
* Estilo
* Produção Técnica
* Marca Pessoal
* Tecnologias

BIOGRAFIA:
Discípulo de James Stirling e bandeirado pós-modernismo na arquitetura, Foster é um dos arquitetos britânicos mais prestigiados e influentes correntes. Norman Foster nasceu em Manchester em 1935, no seio de uma família de classe média. Sempre se destacou como um aluno aplicado e por seu excelente desempenho nas escolas onde estudou e desde cedo demonstrou certo interesse pela arquitetura, principalmente pelas obras de Frank LloydWright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier.
Foster deixou a escola cedo e começou a trabalhar como tesoureiro de escritório por dois anos, estudou direito comercial, antes de sair para o serviço nacional na Royal Air Force. Formou-se a partir de Manchester,  universidade da escola de arquitetura e urbanismo em 1961, que entrou aos 21 anos. Foster ganhou uma bolsa para a Universidade de Yaleonde ganhou um mestrado em arquitetura e onde teve como mentor Richard Rogers. Tornaram-se amigos próximos com quem fundou o gabinete “Team 4”, vindo a separar-se deste arquiteto em 1967 quando estabeleceu a Foster Associates.
A "Foster and Partners" é hoje uma das maiores firmas de arquitetura da Europa com delegações em vários países, onde integra complexos sistemas computadorizados com asmais básicas leis da natureza, como a convecção natural, para criar estruturas inteligentes e eficientes.
A sua obra caracteriza-se pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras e uma atenção extrema em todos os pormenores. A utilização de sistemas construtivos semelhantes aos utilizados nas indústrias pesadas ajuda a conferir um caráter tecnológico ou “high tech”. É conhecidomundialmente pelo estilo de arquitetura arrojada e por concretizar obras e restaurações dos prédios pertencentes aos órgãos do governo de diferentes países. Ele representa 85% das ações da Foster and Partners com uma fortuna avaliada entre 300 a 500 milhões de libras esterlinas.
Foster foi condecorado com a Ordem do Mérito em 1997 e em 1999 foi feito elevado à condição de Barão, sendo conhecidoatualmente como Barão Foster do Tâmisa. É também o segundo arquiteto britânico a ganhar o Prêmio Stirling duas vezes, sendo a primeira vez pelo Museu Imperial de Duxford em 1998 e a segunda pelo 30 St Mary Axe em 2004. Em 2009 foi premiado com o Prêmio Príncipe das Astúrias. Com 74 anos de idade, Norman Foster já declarou que não pensa em se aposentar.

CURIOSIDADES:

FILME: How much does yourbuilding weigh, Mr. Foster?

O filme relata a ascensão de um dos principais arquitetos do mundo e de sua busca para melhorar a qualidade de vida através do design.
O filme apresenta as origens de Foster e a concepção de projetos emblemáticos como o Aeroporto de Pequim, o Reichstag, o edifício Hearst e o Viaduto de Millau, na França.
Segundo o site oficial do filme, Foster apresenta algumassoluções surpreendentes para os problemas que a urbanização do mundo pode causar.

OBRAS:

Alemanha
* Renovação do Reichstag (Berlim, 1999): O edifício do Reichstag (o local de reunião do Parlamento alemão) está localizado no bairro de Tiergarten, em Berlim. Do jeito que parece, hoje, é devido a várias reformas, especialmente o arquiteto britânico Norman Foster na 90. A cúpula foi adicionadodurante as reformas é para iluminação e ventilação da sala plenária, localizado logo abaixo. Para dentro de espiral até duas rampas que permitem cima e para baixo para um ponto de vista espetacular. Para visitar recentemente estabeleceu um sistema de reserva antecipada, que é a única maneira de conseguir ingressos para visitar o Bundestag.

* Commerzbank Tower (Frankfurt am Main): é um...
tracking img