Norma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NT-2.018
Cálculo de Demanda Rede para Acréscimo de Novas Cargas na Rede de Distribuição de Baixa Tensão

Nota Técnica

Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição

Elaborado por: Aprovado: Colaboradores Data: novembro/2007

Anderson Gonçalves Villela e Valdivino Alves de Carvalho Milton Martins – Gerente de Engenharia da Distribuição SilvioBaldan e Patrícia Queiroz Versão: 1.0

1 de 24

1

INTRODUÇÃO

A Engenharia tem como premissa, estar sempre atenta às novas tecnologias e ao aprimoramento de suas práticas. O cálculo de demanda para dimensionamento de transformadores é um exemplo típico. Ao longo dos anos, o algoritmo de cálculo adotado não mais representava as reais condições de rede, sendo necessário desenvolver uma novametodologia. Este procedimento para o dimensionamento de transformadores está fundamentado na aplicação de curvas típicas de carga para consumid ores residenciais, comerciais e industriais, bem como em consumos de energia calculados com base nas informações de cargas declaradas por clientes e projetistas, a serem atendidas em baixa tensão. Neste modelo de cálculo, quanto mais precisa a estimativa deenergia para atendimento das novas cargas, melhor será o resultado produzido na estimativa de demanda. 2 OBJETIVO Esta Nota Técnica tem como objetivo apresentar o novo critério para estimativa de demanda de novas cargas à serem conectadas na rede de distribuição de baixa tensão, bem como os critérios para dimensionamento dos transformadores d distribuição. e Utiliza como parâmetro, a cargadeclarada pelo cliente, o fator de demanda e fatores e curvas de carga típica por classe. 3 ABRANGÊNCIA Técnica: Redes de Distribuição Profissional: Técnicos, Eletricistas e Engenheiros. 4 REFERÊNCIAS § § § § § Projeto de P&D: “Desenvolvimento de Sistema de Estimativa de Consumo para Recuperação de Receitas” - Projeto ANEEL: 0390-058/2004 – ciclo 2003/2004. ND – 2.005 – Carregamento de Transformadoresde Distribuição. Projeto: “Simplificação da Padronização de Transformadores de Distribuição em São Paulo” – Relatório número 2: “Carregamento Inicial e de Troca de Transformadores de Distribuição”; Distribution Transformer Guide – Westinghouse; LIG BT 2005: Livro de Instruções Gerais de Baixa Tensão.

Nota Técnica NT-2.01 8

2 de 24 5 TERMINOLOGIA SISTRAFO – Software de análise decarregamentos de transformadores DRAV – Planilha de cálculo de Demanda Rede ESDRAV – Planilha de Cálculo de Estimativa de Demanda com base em Energia Consumida (kWh). GIS – Sistema de Informações Geográficas (Geographic Information System) utilizado como cadastro de ativos elétricos da AES ELETROPAULO. ET – Estação Transformadora compostas por: um, dois ou três transformadores monofásicos ou um transformadortrifásico. 6 TRANSFORMADORES AÉREOS Os critérios para definição das potências nominais dos transformadores aéreos foram especificados, inicialmente, no trabalho “Carregamento Inicial e de Troca de Transformadores de Distribuição”. Posteriormente, em função de novas diretrizes, diversas alterações foram efetuadas e, recomendadas através de correspondências específicas. Os critérios de carregamentode transformadores adotados nesta Nota Técnica são os constantes na ND 2005. 6.1 Cargas Iniciais A definição da potência nominal do transformador, a ser instalado em nova estação transformadora, é feita em função da demanda calculada, que é baseada na carga declarada pelo cliente, conforme veremos no item 7.3. As tabelas 6.1 e 6.2 abaixo mostram o carregamento inicial máximo admissível detransformadores e a seqüência de substituição.

Potência Nominal do Transformador (kVA) - MONOFÁSICO
10 15 25 37,5 50 75 100

Carregamento Inicial – (kVA) Carregamento Máximo Admissível para Atendimento (kVA)
13 20 33 49 65 94 125

Carregamento Máximo Admissível pelo Transformador (kVA)
16 24 40 60 80 112,5 150

Seqüência de Substituição – Potência Nominal do Novo Transformador (kVA) Fazer...
tracking img