Norma rae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em uma cidadezinha do Sul dos EUA, há uma fábrica têxtil de 800 operários, onde as condições de trabalho são péssimas. Falta segurança, sobra um barulho infernal e um salário de fome. Nesta fábricatrabalha uma família de pai, mãe e filha. A filha se chama Norma Rae, que constantemente entra em choque com a direção da empresa contra os maus tratos recebidos pelos operários. Em um dado momento, amãe de Norma perde a audição temporariamente (caso comum em indústrias barulhentas) e é tratada com descaso pelo supervisor.

Daí em diante, Norma passa a reclamar cada vez mais das péssimascondições de trabalho. Notando a “má influência” que era para os demais operários, é promovida pela empresa para o cargo de supervisora de qualidade, como tentativa de cooptação. Norma fica no cargo até omomento em que percebe que seus colegas não a vêem mais com bons olhos, e então volta para o tear.

Certo dia, aparece na cidade Reuben Warshowsky , dirigente do Sindicato dos Tecelões da América , quechega com a missão de organizar a categoria na “única fábrica têxtil norte-americana em que ainda não há sindicato”. Norma e Reuben se conhecem e depois se reencontram logo após ela ter sidoesbofeteada pelo homem com quem mantinha um relacionamento. A partir de então, passam a ter uma relação de amizade e companheirismo muito profunda.

A partir de então, Reuben passa a influenciardecididamente o pensamento político de Norma, e muda sua vida radicalmente. Ao passo que se engaja mais no sindicato, vai enfrentando novas dificuldades, principalmente por sua condição de mulher operária.Paralelamente, casa-se com Sonny, outro operário da fábrica, e procura retomar sua vida afetiva. Já é mãe de um garoto e uma garota, filhos de pais diferentes. O filme propõe uma discussão sobre o papel damulher na sociedade. Como ser a “rainha do lar” sem ajuda do marido no serviço doméstico pequeno e ainda dar conta de participar ativamente das questões de relevância social? Como ser protagonista...
tracking img