NORMA NBR 14565

457 palavras 2 páginas
NORMA NBR 14565

A norma NBR 14565 surgiu em 1994 por um grupo de estudos da ABNT, com o objetivo de criar uma norma de padronização brasileira. Em agosto de 2000 foi publicado pela ABNT um procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada. O Cabeamento estruturado é uma rede organizada e projetada para viabilizar a transmissão de dados, voz, imagem, controle de iluminação, sonorização, acesso, sistema de segurança, sensores de fumaça e sistemas de ar condicionado e ventilação. No Brasil, a implantação de redes de cabeamento estruturado é orientada pela norma NBR 14565.

Esta rede tem como objetivo colocar pontos de rede em todo e qualquer lugar que seja apontado como necessário no projeto, mas isso não significa que todos precisam ser ativados. Uma boa sugestão é já instalar todo o cabeamento, mesmo que as ativações sejam feitas em longo prazo, pois isso otimiza tempo e custo de instalação e garante a possibilidade de mudanças imediatas, sem que sejam necessárias novas obras para reconfigurar o sistema. Todos os cabos se ligam a um ponto central, onde ficam os equipamentos em rede.

OBJETIVO
O objetivo principal dessa norma era implementar um padrão genérico de cabeamento de telecomunicações a ser seguido por fornecedores diferentes, pois até então o cabeamento era definido pela empresa que o instalava, e cada empresa tinha seu modo de fazer.
Em especificações para cabeamento de categoria 4 e 5 (UTP – UNSHIELDED TWISTED PAIR).
Em 2001 foram publicados pelo EIA/TIA a EIA/TIA 568 – B. Norma esta que era dividida em três partes ( B.1, B.2, B.3). B.1 definia requisitos gerais, enquanto b.2 se concentrava em componentes de sistemas cabo de par trançado balanceado e b.3 tratava de sistemas de cabo de fibra óptica.
Devido ao grande avanço que continuou a acontecer na área de cabeamento, as normas EIA/TIA 568-B receberam ao longo de sua vida útil dezenas de adendos. Com intuito de sempre manter

Relacionados