Norma de auditoria 700

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NIR 700 - O Relatório do Revisor/Auditor sobre as Demonstrações Financeiras

Norma Internacional de Revisão/Auditoria 700

Índice Parágrafos


Introdução 1-4

Elementos Básicos do Relatório do Revisor/Auditor 5-26
O Relatório do Revisor/Auditor 27-28
Relatórios Modificados 29-40
Circunstâncias que Podem Ter Como Consequência umaOpinião que Não Seja Sem Reservas 41-46


As Normas Internacionais de Revisão/Auditoria (NIR's) destinam-se a ser aplicadas no exame de demonstrações financeiras. As NIR's destinam-se a ser aplicadas, adaptadas como necessário, ao exame de outras informações e a serviços relacionados.

As NIR's contêm os princípios básicos e os procedimentos essenciais (identificados a cheio) juntamente comorientação relacionada na forma de material informático e outro. Os princípios básicos e os procedimentos essenciais destinam-se a ser interpretados no contexto do material explanatório e outro que proporcionem orientação para a sua aplicação.

Para compreender e aplicar os princípios básicos e os princípios essenciais juntamente com a orientação relacionada, é necessário considerar o texto completoda NIR incluindo material explanatório e outro contido na NIR não apenas o texto que está a cheio.

Em circunstancias excepcionais, um revisor/auditor pode julgar necessário afastar-se de uma NIR a fim de com mais eficácia atingir o objectivo de uma revisão/auditoria. Quando tal situação surgir, o revisor/auditor deve estar preparado para justificar o afastamento.

As NIR's só necessitam deser aplicadas a matérias de relevância material.


A Perspectiva do Sector Público (PSP) emitida pelo Comité do Sector Público da Federação Internacional de Contabilistas está apresentada no final de uma NIR. Quando não se acrescentar nenhuma PSP, a NIR é aplicável ao sector público em todos os aspectos materialmente relevantes.



Introdução


1. A finalidade desta Norma Internacional deRevisão/Auditoria (NIR) é a de estabelecer normas e proporcionar orientação sobre a forma e o conteúdo do relatório do revisor/auditor emitido em resultado de uma revisão/auditoria das demonstrações financeiras de uma entidade executada por um revisor/auditor independente.

2. O revisor/auditor deve rever e avaliar as conclusões extraídas da prova de revisão/auditoria obtida como base para aexpressão de uma opinião sobre as demonstrações financeiras.

3. Esta revisão e avaliação envolve o considerar se as demonstrações financeiras foram ou não preparadas de acordo com uma estrutura conceptual aceitável ¨ que seja quer as Normas Internacionais Revisão/Auditoria quer as normas ou as práticas nacionais relevantes. Pode também ser necessário considerar se as demonstrações financeiras dãoou não satisfação a requisitos oficiais.

4. O relatório do revisor/auditor deve conter uma expressão clara e por escrito da opinião sobre as demonstrações financeiras tomadas como um todo.



Elementos Básicos do Relatório do Revisor/Auditor


5. O relatório do revisor/auditor inclui os seguintes elementos básicos, ordinariamente na disposição seguinte:

a) título,


b)destinatário,


c) parágrafo de abertura ou introdutório

(i) identificação das demonstrações financeiras auditadas/revistas,


(ii) uma declaração sobre a responsabilidade da gerência da entidade e a responsabilidade do revisor/auditor,

d) parágrafo do âmbito (a descrever a natureza de uma revisão/auditoria)

(i) uma referência às NIR's ou às normasnacionais ou às práticas relevantes,


(ii) uma descrição do trabalho executado pelo revisor/auditor

e) parágrafo de opinião contendo uma expressão da opinião sobre as demonstrações financeiras,


f) data do relatório,


g) domicílio do revisor/auditor,


h) assinatura do revisor/auditor.

É desejável uma medida de uniformidade na forma e conteúdo do...
tracking img