Norma da ABNT - NBR 8196

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato(At).Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X.
Os halogênios possuem pontos de fusão e ebulição que se elevam com o aumento do número atômico (Tabela 1). Todos os elementosdeste grupo formam moléculas diatômicas: F2 (gás amarelo-claro), Cl2 (gás verde-amarelada), Br2 (gás castanho-avermelhado) e I2 (sólido negro-acinzentado). A sua configuração eletrônica (np5) tornam oshalogênios ávidos por mais um elétron. Por isso é natural que a química dos halogênios seja denominada pela tendência a receber elétrons de outros elementos e formar íons haleto (halogeneto).

Osmais importantes, por suas aplicações no cotidiano, são o cloro, o bromo e o iodo.
Esse nome “halogênio” significa “formador de sais”.
Todos eles possuem 7 elétrons na camada de valência (camadaeletrônica mais externa ao núcleo e mais energética). Genericamente: ns2 np5. Em razão disso, eles têm a tendência de receber um elétron e formar íons monovalentes negativos (X-1), reagindo principalmentecom os metais alcalinos (metais da família 1), que têm a tendência de doar um elétron. Desse modo, eles originam compostos com fórmulas do tipo MX.

Ao ganharem esse elétron, os halogênios ficamestáveis, pois sua camada de valência fica completa (com oito elétrons) e suas características mudam totalmente. Por exemplo, o gás cloro (Cl2) é um gás amarelo-esverdeado, denso, altamente tóxico ereativo, pouco solúvel em água e que reage explosivamente com o hidrogênio. Porém, quando o cloro (Cl) recebe um elétron do sódio (Na), eles se tornam íons, formando o cloreto de sódio (NaCl), ou sal decozinha, que ingerimos diariamente e que é necessário para a sustentação de nossas vidas. O cloro, especialmente, torna-se o íon cloreto (Cl-) que é necessário em nosso organismo para a formação do...
tracking img