Nordeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Informações e dados da região Nordeste do Brasil 
- População: 53.078.137 (Censo IBGE 2010)
- Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas - Açu erio Una.

* Manifestações Culturais

* O carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife.

* Bumba meu Boi é um festejo que apresenta umpequeno drama. O dono do boi, um homem branco, presencia um homem negro roubando o seu animal para alimentar a esposa grávida que estava com vontade de comer língua de boi. Matam o boi, mas depois épreciso ressuscitá-lo. 

* A capoeira foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança.

* O frevo surgiu através da capoeira, poiso capoeirista sai dançando o frevo à frente dos cordões, das bandas de música, executando passos semelhantes ao da capoeira.

* O maracatu é originário de Recife (PE), surgiu durante asprocissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros, que batiam o xangô (candomblé) o ano inteiro.

* Candomblé consiste num culto de origem africana trazido pelos escravos negros, na época doBrasil colonial. Na Bahia esse culto é chamado de candomblé, em Pernambuco nomeia-se xangô, no Maranhão, tambor de menina. Atualmente o candomblé, em algumas regiões, está muito modificado em razão dainfluência dos brancos. 

* A Festa de Iemanjá é um agradecimento à Rainha do Mar. A maior festa de Iemanjá ocorre na Bahia, no Rio Vermelho, dia 2 de fevereiro. Todas as pessoas que têm“obrigação” com a Rainha do Mar se dirigem para a praia. Nesse evento cultural há o encontro de todos os candomblés da Bahia.

* Lavagem do Bonfim é uma das maiores festas religiosas populares da Bahia. Érealizada numa quinta feira de janeiro. Milhares de romeiros chegam ao Santuário do Senhor do Bonfim, na Bahia. Senhor do Bonfim é o Oxalá africano, existem também promessas católicas de “lavagens...
tracking img