Nordeste

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
REGIÃO NORDESTE

Culinária
Principais características da culinária nordestina:

A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial.

Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes eapimentados.
Oferece a cozinha nordestina pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. São típicas da região as comidas como: acarajé, vatapá, caruru, carne seca, biju de farinha de mandioca e o uso de temperos com inúmeras pimentas e o rústico "azeite de dendê" - extraído de uma palmeira.
A refrescante e saborosa água de coco é muito consumida ao natural ou comoaperitivo misturada com destilados.
A influência dos holandeses, franceses, portugueses, também não fica apenas na comida ela é notada nas construções coloniais em estilo europeu, no uso de azulejos portugueses, nas fachadas e ferro torneado nas sacadas. Os olhos azuis e verdes dos europeus se misturam com a pele morena dos africanos.

Folclore
Religião
A religião predominante no nordeste é acatólica. Porém a muitos adeptos ao candomblé, esta já é uma tradição na Bahia, em homenagem ao deus Oxalá que, para eles representa Jesus Cristo. O candomblé tem como objetivo a adoração aos orixás, considerados como espíritos da Natureza, provenientes dos elementos terra, fogo, água e ar. São deuses guerreiros, protetores da caça, da maternidade, reis e rainhas da África, e outros, que vivemnos corações de seus descendentes. Eles são venerados em iniciações secretas e em festas de um ciclo anual, dedicadas a cada um deles. Nas festas, abertas ao público - homem de um lado, mulher de outro - os filhos-de-santo e adeptos dançam vestidos com as roupas e cores características, ao som de atabaques, entrando em transe e incorporando os espíritos dos orixás.


Dança

Frevo: Dança emúsica do carnaval em Recife, de ritmo agitado e que gera multidões em reboliço no quente aperto das ruas e dos salões de baile, nos dias de Momo, são os agentes de sua manifestação, o Carnaval,cujos numerosos participantes(passistas), vestidos com fantasias típicas e agitando no ar pequenos guarda-chuvas coloridos, executam coreografia individual, singularizada por ágil movimento de pernas que sedobram e estiram freneticamente. A sombrinha usada pelos pernambucanos durante o frevo, era usada pelos escravos, que utilizavam bengalas de madeira, para atacar, se defender.
Bumba-meu-boi
o Bumba-meu-boi é o mais puro dos espetáculos nordestinos, pois embora nele se notem algumas influências europeias, sua estrutura, seus assuntos, seus tipos e a música são essencialmente brasileiros.
Pareceque a expressão Bumba-meu-boi origina-se do estribilho cantado, quando o boi, figura principal do auto, dança: Ê! Bumba!, com pancadas do zabumba, o que equivaleria a dizer: Zabumba, meu boi, isto é, o zabumba está te acompanhando, boi.

Capoeira: Tudo leva a crer que a capoeira, um misto de dança e luta, tenha sido criada e desenvolvida no Brasil pelos escravos e seus descendentes, como meio dedefesa, com base em tradições africanas, pois as referências populares e de estudiosos sempre mencionam as capoeiras de Angola e Regional.
Os instrumentos utilizados na capoeira são: berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco. O berimbau é o mais importante deles, pela sua originalidade e por dirigir o ritmo da luta. Existem vários toques, cada um com sua finalidade.
FestasFesta de Iemanjá: Dia 2 de fevereiro é dia de festa na terra e no mar para reverenciar Iemanjá. A deusa dos oceanos é homenageada todos os anos pelos baianos e turistas que lotam as ruas e praias do Rio Vermelho, o bairro boêmio de Salvador, para participar da grande festa, que é a entrega do presente à rainha das águas.
Desde as primeiras horas da manhã, os fiéis começam os preparativos para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste
  • Nordeste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!