norbeto boobio

1722 palavras 7 páginas
Introdução

Iniciaremos este trabalho tentando mostra para o leitor o que é soberania abordando e trazendo aspectos do teórico Norberto Bobbio aonde de uma forma ele vai simplificando e mostrando o conceito real de soberania.
Para Norberto Bobbio a soberania é a pessoa jurídica, ou seja, ele tem o controle total político do povo mediando de uma forma maciça o seu reino, atacando quando é preciso para conquista território e sendo apaziguado quando for necessário e assim estabelecendo o seu monopólio.
Da por entendido que Norberto Bobbio desenvolve um papel político em defesa da democracia, ou seja, sendo o povo soberano popular esta atribuir aos cidadãos o direito de participar – direta ou indiretamente- das questões que são coletivas.

Ao iniciar o autor conceitua a conceito de soberania como o político jurídico, o poder soberano, (no qual ele crê que não exista outro mais poderoso) possuía o monopólio de uso de poder, reputado pelo autor uma capacidade muito importante, não podendo ser criticado inconcludente. A soberania não distinguia a norma, mas transmitia clareza, onde soberania e ordenamento jurídico são expressões que diz respeito um ao outro.
Trata de um conceito político, que possibilita o estado moderno a impor ao poder, para indicar, em toda sua plenitude, o poder estatal, sujeito e único e exclusivo da política, esta categoria de estado vem das duas categorias o papado e o império, isso só ocorre para unificar o poder, Sendo assim na Idade Moderna, com a formação dos grandes Estados territoriais, fundamentados na unificação e na concentração do poder, cabe exclusivamente ao soberano, único centro de poder, a tarefa de garantir a paz entre os súditos de seu reino e a de uni-los para a defesa e o ataque contra o inimigo estrangeiro. Sendo assim se tornando-se soberano.
A soberania é relacionada a essência da política: a paz e a guerra, cabe exclusivamente ao soberano único a tarefa de garantir a paz entre os súditos de seu reino, e de

Relacionados