Norbert Elias e Hannah Arent

1361 palavras 6 páginas
Com base nas análises de Norbert Elias e Hannah Arendt disserte sobre a crise de Weimar e a emergência do movimento totalitário, sublinhando e distinguindo seu projetos estético e político.

O passado germânico e a República de Weimar:

O Habitus Nacional Alemão sofreu, por toda a história, com a dificuldade de unificação dos povos germânicos e com as incessantes interrupções nos modelos políticos, que pouco se desenvolviam e já caiam em ruínas. A cada nova tentativa, pairava sobre o povo alemão a necessidade de superar o passado com a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária.
Após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra, em 1918, o povo traumatizou-se. O habitus nacional fora atingido em um ponto fundamental e toda a lembrança da humilhação e fraqueza alemã do passado veio à tona.
Para tentar acalmar as massas, sobe ao poder Friedrich Ebert, do Partido Social Democrata. No entanto, em detrimento do Tratado de Versalhes que isolava economicamente a Alemanha e proibia a reestruturação de seu exército, o país sofre um colapso econômico que gera fome e desemprego generalizado.
A vulnerabilidade do status quo e a crise no habitus nacional proporcionaram a oportunidade de um regime totalitário se consolidar, com a ajuda de Himmler e mais agressivamente com Adolf Hitler, em 1933.

A criação do estado totalitário baseado na observação das massas:

As massas são a parcela da população (geralmente a com maior número de indivíduos) indiferente à vida política. A primeira instancia, portanto, são inúteis e consumíveis pelo regime totalitário, que precisa de muitas pessoas para se fazer valer enquanto governo. Diferencio aqui movimento totalitário e Governo Totalitário. O movimento totalitário pode surgir das massas na criação de um novo partido que as represente. Como é a primeira vez que ela participa da vida política, a massa em questão não se importa com a oposição e fortifica a ação totalitária. Casos parecidos aconteceram na criação do

Relacionados

  • Humanidades
    1641 palavras | 7 páginas