Nonsense publicitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
NONSENSE


Resumo
O nonsense é uma prática muito comum, tanto na publicidade brasileira quanto na publicidade estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos dessaprática como a regulamentação e seu uso nos veículos.


Palavras-chave
Publicidade, Propaganda, Nonsense, Sentido, Ética, Legislação, Conar.



“Nonsense: expressão inglesa que significa “semsentido”. Segundo o dicionário, nonsense significa “frase, linguagem, dito, arrazoado etc. desprovido de significação ou coerência; absurdo, disparate.” Pode ser também, uma “conduta contrária ao bomsenso”, denotar um estilo característico de humor perturbado e sem sentido, que pode aparecer em diversas artes. São fatos, falas e ações que tenham caráter insólito, às vezes bizarro, que não façamsentido – ou, pelo menos, não aquele que deveriam fazer. Pode ser a fala extravagante de um artista; as derrapadas ou os atos contraditórios de um político; ou qualquer outra pisada de bola.
 
Nosúltimos anos, o nonsense foi utlizado muitas vezes como uma ferramenta da publicidade para despertar curiosidade, indignação e humor. Peças nonsense enchem os olhos, divertem, comunicam, fortalecem amarca, incentivam as vendas e, muitas vezes, resultam em prêmios.Nos últimos anos, o próprio Festival de Cannes premiou comerciais que abordam essa característica desconexa. Em 2008, um dos filmes quemais fez sucesso no festival, foi a campanha nonsense do chocolate Cadbury em que aparece um Gorila tocando bateria ao som de "In the air tonight" do Phil Collins. O resultado dessa campanha foi umaumento de 9% nas vendas.O famoso comercial criado pela Advantage Marketing & Advertising – Never Say No to Panda - do Egito foi ganhador do Leão de Prata no Festival de Cannes de 2010 se tornou um dosvirais mais vistos na internet. Um dos vídeos postado já teve até mais 2.800.000 visualizações.
 
Muita gente se confunde na hora de decidir se uma propaganda é nonsense ou enganosa. No Brasil,...
tracking img