Nonio - resumo em partes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O paquímetro é um equipamento de medida capaz de medir décimos ou até centésimos de milímetros isto porque ele tem uma outra escala além da régua normal chamada de nónio ou vernier quenos possibilita tais medidas.

Funcionamento
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira do, que funciona por deslizamento de uma hastesobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.

Há muito tempo a ação de medição é tomada pelo homemcomo forma de se situar em determinado espaço, é usada para construir e organizar. É evidente, portanto que haja uma certa precisão nessas medições.

Se o espaço é grandioso emcomparação ao homem em si, centímetros ou milímetros importam pouco. Mas em se tratando de precisão milimétrica essas medidas não podem ser descartadas.

O paquímetro é um instrumento usado paramedições de precisão milimétrica e pode ser usado para medições de diâmetro (interno e externo) de superfícies esféricas pequenas e também para medição de altura e profundidade dedeterminados materiais. Pela sua eficiência em demonstrar áreas ou dimensões pequenas este instrumento tem suas limitações.

Sua funcionalidade se assemelha a de uma régua, porém a régua nãoinforma números precisos em relação ao paquímetro. Por convenção a parte que informa a maior mediação, dada geralmente em centímetro, é chamada de regra. A mandíbula fixa, localizada naparte inferior à esquerda e a mandíbula móvel, localizada ao lado, auxilia na medição de diâmetros e raios de círculos “ocos”.

Em conjunto com a mandíbula móvel encontra-se o nônio,responsável pela precisão do paquímetro. Essa precisão varia de um instrumento para o outro, pois ela depende da medição do nônio, podendo medir dimensões com frações de milímetros.
tracking img