NON DISTRIBUTIVO MEDII

1592 palavras 7 páginas
SILOGISMO E O NON DISTRIBUTIVO MEDII acompanhado de um caso concreto

Para entender a distribuição do termo médio veremos primeiramente a estrutura da Teoria do Silogismo exposto por Aristóteles.
Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita através do SILOGISMO, um termo filosófico que segundo o dicionário português extraído da página WWW.DICIO.COM.BR, significa: “S.m. Lógica. Raciocínio que se pauta na dedução, composto basicamente por duas premissas ou proposições (maior e menor), a partir das quais se alcança uma conclusão. Por exemplo: “todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal."
(Etm. do latim: syllogismus.i).” Constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.
De acordo com o Mestrando em Filosofia pela UNICAMP, João Francisco P. Cabral:
Inferir significa extrair uma proposição como conclusão de outras. O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real. É dedutivo porque parte da verdade de premissas universais para se chegar a outras premissas. E é necessário, porque estabelece uma cadeia causal entre as premissas.
Como distribuímos as premissas para formar o Silogismo: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos: maior e menor.
REGRAS DE DETERMINAÇÃO DA VALIDADE DOS SILOGISMOS: O silogismo deve sempre conter três termos: o maior, o menor e o médio;
O termo médio deve fazer parte das premissas e nunca da conclusão e deve ser tomado ao menos uma vez em toda a sua extensão;
Nenhum termo pode ser mais extenso na conclusão do que nas premissas, porque assim,

Relacionados

  • Direito
    1489 palavras | 6 páginas