Nomofomia Analise Comportamental

400 palavras 2 páginas
Nomofobia- Análise Comportamental

Nomofobia a partir da matriz comportamental pode ser entendido como um comportamento indesejado e disfuncional pelo grupo social ao qual o indivíduo interage. Este comportamento se caracteriza pelo uso excessivo de celulares, internet, multimídia e outras “parafernalhas” tecnológicas que podem ser explicados principalmente à luz do conceito de reforçamento intermitente.
No esquema de reforçamento intermitente, algumas respostas são reforçadas e outras não, sendo necessário a emissão de um número variável de respostas para que o reforçador fique disponível. Este tipo de esquema produz uma frequência de respostas maior que os esquemas de reforçamento contínuo (que são reforçadores apresentados a todo o momento). Assim, o reforçamento intermitente, o comportamento é reforçado menos vezes, demorando mais para gerar saciação, portanto o individuo acaba emitindo mais respostas (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).
Diante deste conceito, podemos usar como base o exemplo de um jovem usuário excessivo das “parafernalhas” tecnológicas, sendo que estes aparelhos possuem infinitos acontecimentos que causam naqueles que o usam certa “curiosidade” e insaciável vontade de “olhar” e mexer nos mesmos; com a função de sempre estar “esperando” pelo reforçador (que nem sempre esta presente). Entre esses reforçadores que o individuo esta exposto podem ser convites para eventos, conversas com diferentes pessoas, comentários, fofocas... Que separadamente já apresentam reforçadores de comportamentos sociais. Proporcionando também um status na sociedade pela quantidade de aparelhos novos e cada vez atualizados, da mesma forma que se espera os reforçadores das redes sociais, também se espera pelos incansáveis lançamentos dos mesmos.
Considerando o grande repertorio social que um indivíduo “plugado” o tempo todo tem em sua disposição, podemos considerar que além de estar exposto ao reforçamento intermitente, ele principalmente esta exposto a variáveis (diversos

Relacionados