Nomenclatura dos acidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisar este blog
























Share on orkut Share on twitter Share on facebook Share on email More Sharing Services 11









Nomenclatura dosácidos




Os ácidos podem ser classificados, segundo a presença ou não de oxigênio, em “hidrácidos” (sem oxigênio) e “oxiácidos” (com oxigênio).




Exemplos de hidrácitos: HCl, HF, H2S.Exemplos de oxiácidos: H2SO4, HNO3.



• Nomenclatura:



Você já deve estar pensando: “Puts, lá vem esses nomes difíceis que eu nunca consigo decorar”. Pois é... mas nome é algo muitoimportante, e não tem jeito, você vai ter que conhecer pelo menos os principais.



Na realidade, os nomes dos compostos, em si, não são difíceis, pois há regrinhas muito fáceis que te ajudam a chegara eles. O problema é que essas regrinhas dependem de que você saiba o nome do ânion presente no ácido. Neste caso não tem como fugir, você precisa saber o nome e fórmula dos principais ânions (ah,mas nem são muitos, os mais usados são sempre os mesmos!).



Bom, vamos começar pelo mais simples, a nomenclatura dos hidrácidos. Para dar nome a um hidrácido basta seguir o seginte critério:ÁCIDO + NOME DO ELEMENTO + ÍDRICO



Exemplos:

HF – ácido fluorídrico HCl – ácido clorídrico

HBr – ácido bromídrico HI – ácidoiodídrico

H2Se – ácido selenídrico H2Te – ácido telenídrico

Os oxiácidos são um pouquinho mais difíceis de lembrar. Isso porque sua nomenclatura vai depender do nome do ânionformado na ionização do ácido. Por exemplo, vamos descobrir o nome do ácido HClO3. Primeiro veremos que ânion forma na ionização deste ácido:








O nome do ânion ClO3- é clorato. Como vocêvai saber isso? Bom, aí não tem jeito, como já dissemos, você terá que memorizar o nome, pelo menos, dos principais ânions (mais abaixo há uma tabela com alguns deles).



Agora que você já...
tracking img