Nome: ra: robson alaniz soares 4442878106 bruno araújo brum 3730732422 curso: ed. física turma: a 1° semestre / noturno com as mudanças ocorrentes no mundo do trabalho, com o emprego de novas tecnologias, onde as

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS 1- 2012

Handebol

Regra I - A quadra de jogo
1.1 A quadra de jogo (ver fig. 1) É um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e consiste de duas áreas de gol (ver Regra 1.4 e 6) e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados dabaliza).
1.2 A baliza (ver figs. 2a e 2b) é colocada no centro de cada linha de fundo. As balizas devem estar firmemente fixadas ao solo ou nas paredes atrás delas. Elas medem 2 metros de altura e 3 metros de largura em seu interior.
Os postes das balizas são unidos por uma barra horizontal. As faces posteriores dos postes devem estar alinhadas com o lado posterior da linha de gol. Os postes e abarra transversal devem ter uma secção quadrada de 8 cm. Nas três faces que são visíveis da quadra, elas devem ser pintadas  com faixas de duas cores contrastantes, que por sua vez, contrastem claramente com o fundo. As balizas devem ter uma rede que deveria ser fixada de modo que, a bola arremessada para dentro da baliza, ficasse dentro dela naturalmente.
1.3 Todas as linhas da quadra fazem parteda superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes (ver fig. 2a)  enquanto todas as outras linhas devem ter 5 cm de largura.
As linhas entre duas áreas adjacentes podem ser trocadas por uma pintura completa no piso, entre elas, com cores diferentes.
1.4 Em frente a cada baliza, há uma área de gol (ver fig. 5). A área de gol é definida por uma linha deárea de gol (linha de 6 metros), que é marcada como segue:
uma linha de 3 metros diretamente em frente da baliza; esta linha é paralela à linha de gol e a 6 metros de distância (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha da área de gol);
por 2 quartos de círculo cada qual com raio de 6 metros (medidos desde o ângulo interno posterior de cada poste da baliza),conectando aquela linha de três metros de comprimento com a linha de fundo (ver figs. 1 e 2a).
1.5 A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol. Ambos os segmentos da linha e os espaços entre eles medem 15 cm (ver fig. 1).
1.6 A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada diretamente em frente de cada baliza. Elaé paralela à linha de gol, a uma distância de 7 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros); (ver fig. 1).
1.7 A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de 15 cm de comprimento marcada diretamente em frente  de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face posterior da linhade gol até a face anterior da linha de 4 metros); (ver fig. 1).
1.8 A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais
(ver fig. 1 e 3).
1.9 A zona de substituição (um segmento da linha lateral) se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe. Este ponto final da zona de substituição é prolongado por uma linha que é paralela a linha central, se estende 15cm dentro da quadra e 15 cm fora da quadra (ver fig. 1 e 3).

Figura 1: A Quadra de Jogo
Quadra de jogo: Ver também figura 5
(Dimensões indicadas em centímetros)

Figura 2a: Baliza

Regra 1
Figura 2b: A Baliza – vista lateral
Figura 3:   Linhas de substituições e área de substituição

2° Tarefa: Colocar em uma quadra de Handebol as posições com a nomenclatura dos jogadores, tanto nadefesa como no ataque?

POSICIONAMENTO NO HANDEBOL

Goleiro: O goleiro é vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% da performance de um time. O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será...
tracking img