NOME ABE31 Atividade Disciplina

288 palavras 2 páginas
Atividade: EAD – Atividade 1 – Estratégia empresarial
Nome: Andre Luis Ribeiro Machado

1 – Por que é afirmado que “nenhuma estratégia do mundo real pode ser puramente deliberada ou emergente”? Dê um exemplo que justifique sua resposta.
R: Estratégia deliberada são estratégias onde tudo que foi planejado para o período foi alcançado integralmente.
Estratégia emergente são chamadas as atividades que são realizadas com o tempo, conforme interação com o ambiente interno e/ou externo.
Em minha experiência como gestor, não consigo visualizar uma estratégia onde todo o planejamento é executado exatamente igual a sua concepção. Buscar a realização plena das ações podem ocasionar miopia em relação aos eventos que interferem no planejamento. Ao mesmo tempo não vejo como as ações possam ser direcionadas sem uma estratégia pensada. Concordo plenamente com o autor quando o mesmo cita que “todas as estratégias da vida real precisam misturar esses dois aspectos de alguma forma”.
Um exemplo que posso citar é bem atual: Sou responsável pelas equipes que administram Infra estrutura de servidores de grandes clientes no Brasil e em breve no exterior. A estratégia traçada para o segundo semestre de 2011, era de utilizar parte da força de trabalho, buscando automatizar rotinas de administração, ganhando amplitude de atuação, conseguindo vantagem competitiva em relação aos meus concorrentes. Mas alguns fatores externos prejudicaram a realização plena desta estratégia. Um desses fatores foi o crescimento acima da média de números de clientes que contrataram nossos serviços no primeiro semestre. Precisei alterar a estratégia diante deste evento para conseguir atender a demanda pelos serviços.

2 – Comente falácias do planejamento estratégico e identifique suas influências no processo de formulação estratégica
R:

3 – Analise a aderência do modelo básico de planejamento estratégico, considerando a realidade de sua empresa?
R:

Relacionados