nojyuj hfghg

780 palavras 4 páginas
Leia o texto a seguir e responda a questão:
TEXTO
Morei alguns anos no povoado, conheci os rios mais adustos e logo aprendi que o comércio, além das quatro operações elementares, exige malícia, destemor e o descaso (senão o desrespeito) a certos preceitos do Alcorão [...] Muito antes do desaparecimento de Emir soube que me casaria com Emilie; os levantinos da cidade eram numerosos e quase todos habitavam no mesmo bairro, próximo ao porto. A beira de um rio ou a orla marítima os aproximam, e em qualquer lugar do mundo as águas que eles veem ou pisam são também as águas do Mediterrâneo. HATUM, M. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia de Letras,1989 (Fragmento)
Milton Hatoum, autor modernista, compara em Relato de um certo oriente várias culturas, através dos personagens. Entre as alternativas abaixo, aponte qual o narrador do texto anterior:
Soraya, surda e muda, que falece no começo da obra e representava a angustia da família.
Emilie, matriarca da família e totalmente ligada a sua cultura
Marido de Emilie, personagem introvertido, que não se comunicava muito com a família
Dormem, o fotógrafo que tirou fotos da família Ahler e conversava muito com Emir
Emir, que não era como os outros imigrantes, tinha um olhar meio perdido, o olhar de uma pessoa ausente.

ALTERNATIVA C, o fragmento acima é narrado pelo marido de Emilie, porque como é mencionado no texto “soube que me casaria com Emilie”.
A viagem terminou num lugar que seria exagero chamar de cidade. Por convenção ou comodidade, seus habitantes teimavam em situa-lo no Brasil, ali, nos confins da Amazônia, três ou quatro países ainda ensistem em nomear fronteira um horizonte infinito de árvores; naquele lugar nebuloso e desconhecido para quase todos os brasileiros, um tio meu, Hanna combateu pelo Brasão da República Brasileira.
HATUM, M. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia de Letras,1989 (Fragmento)
De acordo com o texto acima identifique o trecho em que o narrador se

Relacionados