nojmjkmkm

715 palavras 3 páginas
1 EGITO
A civilização egípcia é datada do ano de 4.000 a.C., permanecendo estável por 35 séculos, apesar das inúmeras invasões da qual foi vitima.
Localizado no nordeste africano, onde o clima é semiárido e ocorrem chuvas escassas ao longo do ano, o vale do rio Nilo é um oásis em meio a uma região desértica.

2 A IMPORTÂNCIA DO RIO NILO
Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte através de barcos de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

3 SOCIEDADE
A sociedade egípcia estava dividida em camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, quase como um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas também eram importantes. Era basicamente sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também faziam parte da sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

4 ECONOMIA
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, etc.).

5 ESCRITA
A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e

Relacionados