NOIS NA KEBRADA

569 palavras 3 páginas
Globo ocular

Os olhos são órgãos fotossensíveis complexos que atingem alto grau quanto sua evolução, possibilitando uma análise minuciosa quanto à forma dos objetos, sua cor e intensidade de luz refletida. Em outras palavras, ele é capaz de perceber a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos.
Os seres que possuem olhos mais simples, não fazem mais do que detectar se a zona onde se encontra está iluminada ou escura. Já os seres que têm olhos mais complexos, possuem o sentido da visão.
Cada olho (globo ocular) encontra-se dentro de uma caixa óssea protetora, denominada órbita, e apresenta basicamente uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais, um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral

1. A camada externa, formada pela esclera e córnea;
A córnea trata-se de um disco transparente, circular que se localiza na região anterior do globo ocular dos vertebrados. Essa estrutura, em associação com a esclera, origina a túnica fibrosa do olho.
Dentre algumas características da córnea, estão o fato de não ser pigmentada, de ser vascular, de apresentar epitélio não queratinizado, de conter fibras nervosas amielínicas e de apresentar formato convexo que possibilita que a mesma desempenhe importantes funções ópticas.

2. A camada média ou túnica vascular, constituída pela coroide, pelo corpo ciliar e pela íris;

3. A camada interna ou a retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico
A retina é a parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens dos objetos visualizados.
Ela originou-se da evaginação do diencéfalo que, à medida que evolui, aprofunda-se no centro, formando uma estrutura de paredes duplas, o denominado cálice óptico. A parede mais externa dará origem a uma fina camada constituída por epitélio cuboide simples, com células carregadas de

Relacionados

  • meus trabalhos
    21449 palavras | 86 páginas