Nogros Martin e Malcom

359 palavras 2 páginas
"Ser americano e negro, naquele tempo, significava a negação forçada a uma série de direitos básicos, como o de escolher livremente escola para os filhos, votar, utilizar transportes coletivos, assumir cargos públicos, ter acesso a crédito, sentar-se num restaurante ou mesmo ir e vir por todos os lugares. Muitos estabelecimentos comerciais, repartições e até mesmo igrejas eram vedados aos “de cor”, eufemismo pejorativo largamente utilizado na época. Grupos extremistas criminosos como a Ku-Klux-Klan, também faziam das suas, queimando negros. E os crimes ficavam impunes. Eram comuns os atos de vandalismo – como a depredação de propriedades e casas de negros – e até mesmo massacre de famílias inteiras só por serem negras. principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país
Desta nova forma de pensar surgiu a Organização da Unidade Afro-Americana, um grupo não religioso e não sectário, focada nos problemas sociais das minorias sociais na sociedade capitalista americana. A sua opção pela violência e pelo socialismo foi de vital importância para os rumos que os movimentos ****** tomaram ao fim da década de 60, tal como os "Panteras Negras", também partidários da violência enquanto método e do socialismo enquanto ideologia política.
" Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Fulton County, Geórgia (Estados Unidos) nos Estados Unidos.9 A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100.000 dólares pelo assassinato de King.
Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para

Relacionados