Nogizaka

760 palavras 4 páginas
Conceito da educação física:
1º)
A educação física pode ser uma atividade educativa, recreativa, social, competitiva ou terapêutica, por exemplo. No que diz respeito ao seu lado educativo ou afirmativo, educação física é uma disciplina científico-pedagógica, que se centra no movimento corporal para alcançar um desenvolvimento integral das capacidades físicas, afetivas e cognitivas do sujeito.
Acredita-se que educação física seja uma disciplina e não uma ciência, pelo facto de não estudar nenhum objeto em particular, mas antes por tomar elementos de diversas ciências para conformar o seu quadro de aplicação.
Quanto à questão do desenvolvimento integral do individuo, a educação física vai mais além da antiga ideia do ser humano como sendo a soma do copo, da mente e da alma, antes pelo contrário, trabalha sobre todos os aspectos da pessoa enquanto unidade.
A várias correntes da educação física podem definir-se de acordo com a forma em que é focalizada a disciplina. (Existem correntes que se baseiam na educação (o seu campo de acção é a escola e o sistema educativo geral), na saúde (considera-se a educação física como sendo um agente promotor da saúde), na medida em que serve para prevenir doenças), na competência ( a disciplina como treino ou preparação desportiva para o desenvolvimento do chamado alto rendimento), no lazer (atividades lúdicas para vincular o sujeito com o meio) e na expressão corporal (a parti da influencia que recebe da dança, do yoga e da música).

2º) A Educação física é ima ciência que ensina as pessoas a educar, aprimorar e melhorar os seus movimentos, tanto o conjunto de atividades físicos não competitivos e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. Em muitos países do mundo ocidental, incluindo o Brasil e Portugal, a educação física também é um componente curricular no ensino fundamental e médio (ensinos

Relacionados