No reino da fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos de Lingüística I Ana Müller anamuler@usp.br Monitora: Luciana Sanchez Mendes sanchez.mendes@gmail.com

PRIMEIRAS QUESTÕES COM RESPOSTAS
(1) Abaixo encontram-se algumas definições de lingua(gem) retiradas de trabalhos clássicos de linguistas conhecidos. Elas servem para indicar as propriedades que os linguistas tendem a considerar enquanto essenciais à linguagem. Após ler e discutirestas definições, tente fazer uma lista das propriedades mencionadas. Quais parecem ser as mais essenciais para você? Por quê? a. Sapir (1921): “A lingua(gem) é um método puramente humano e não instintivo de comunicação de idéias, emoções e desejos por meio de símbolos voluntariamente produzidos.” b. Bloch & Trager (1942): “Uma lingua(gem) é um sistema de signos vocais arbitrários através dos quaisum grupo social coopera.” c. Hall (1968): “a instituição pela qual os seres humanos se comunicam e interagem um com o outro através de símbolos habituais arbitrários que são orais/auditivos.” d. Robins (1979): línguas são “sistemas de símbolos... quase totalmente baseados em convenção pura ou arbitrária” ... línguas são sistemas flexíveis e adaptáveis. e. Chomsky (1957): “De agora em diante vouconsiderar uma língua como um conjunto (finito ou infinito) de sentenças, cada uma finita em tamanho e construída a partir de um sistema finito de elementos.” Todas as citações foram tiradas do livro: LYONS, John. Language and linguistics. Cambridge University Press, Cambridge, 1981.
Dentre as propriedades listadas, uma das que aparece mais recorrentemente é a idéia de um sistema, pois a língua seorganiza num sistema de regras recursivas que, como afirma, Chomsky (1957), gera um número infinito de sentenças. Aqui já temos uma distinção importante entre os sistemas de comunicação animal e as línguas humanas. Uma outra idéia recorrente nessas definições é a idéia de comunicação e interação. A língua é o sistema pelo qual os falantes se comunicam. A interação é uma das propriedades quedistingue a linguagem humana da linguagem animal. Por mais que animais consigam comunicar mensagens simples como avisar onde está a comida (caso das abelhas), não há interação entre as formigas, ou seja, elas não respondem umas às outras. A idéia de arbitrariedade dos signos também aparece nas definições. Esse conceito remete à idéia que os “nomes” das coisas são dados arbitrariamente por convençãosocial. Não há nada no objeto cadeira que diga que o nome correto para ele é a sequência de sons “cadeira”. Esse nome é dado arbitrariamente de acordo com a sociedade. Em inglês, é “chair”, em espanhol é “silla”, e assim por diante.

(2) É frequente a idéia de que a escrita é, de alguma forma, “mais básica” do que a fala. Comente essa questão.
Os anos de estudos da gramática normativa e asopiniões do senso comum nos levam a crer que a escrita determinaria a fala, pois é mais importante que ela. Algumas opiniões como “o mais certo é pronunciar leite com “e” no final, porque escrevemos com “e” e não com “i” ou “vamos passar a falar “vc” ao invés de “você” por causa do internetês” ilustram essa postura. Como sabemos, a invenção da escrita é posterior à existência da língua oral. O fato deexistirem línguas que até hoje não possuem sistema de escrita comprova isso. Nesse sentido, a língua oral é “mais básica” que a escrita, ou seja, anterior a ela. Uma outra maneira de entender “mais básico” é como algo “mais simples”. No geral, as pessoas entendem a fala como algo “mais simples” que a escrita, o que também não é verdade. Cada uma delas, fala e escrita, possuem recursos complexos ediferentes de comunicação.

(3) Em que sentido e em que grau o português escrito difere do português falado? Que tipo de informação é impossível, ou muito difícil de se expressar através da linguagem escrita, mas é facilmente expressa através da fala?
Normalmente, o português escrito carrega mais marcas de formalidade que o português falado. Claro que isso não é verdadeiro se compararmos uma...
tracking img