Noções gerais de electricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Noção Gerais de Electricidade

O campo eléctrico é o efeito produzido por uma carga o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas, por conseguinte no campo eléctrico existe uma realização de trabalho, o qual é medido em volts - o Potencial eléctrico.
No campo eléctrico, a quantidade de carga que é produzida, ou seja, o fluxo de electrões ordenados que ultrapassam umadeterminada secção num dado intervalo de tempo denomina-se de corrente eléctrica, esta é medida em ampere, segundo o Sistema Internacional.
A Potência eléctrica é a quantidade de energia convertida num dado intervalo de tempo.
A Carga eléctrica é a energia proveniente dos níveis subatómicos.
Os dois tipos de corrente mais usuais são: a corrente contínua e a alternada.
Na corrente contínua existeum fluxo constante de electrões, ao passo que a corrente alternada tem um fluxo de electrões de média zero, embora não tenha sempre um valor nulo no campo eléctrico. Esta definição de corrente alternada implica que o fluxo de electrões mude de direcção continuamente. A corrente eléctrica é a quantidade de carga eléctrica em Coulomb (C), por unidade de tempo em segundos: I = Q/t.
Nos materiaiscondutores pode gerar-se um fluxo de cargas eléctricas, o que não acontece nos materiais isolantes. Para calcularmos a diferença de potencial eléctrico entre dois pontos é necessário saber o valor do trabalho para levar uma carga positiva de um ponto ao outro, dividido pelo valor dessa carga. No caso de estabelecermos um determinado ponto como sendo referencial zero, podemos dizer que o potencialeléctrico de uma carga, em determinado ponto, é igual ao trabalho para levar uma carga positiva do ponto zero até o ponto em questão, dividido pelo valor dessa carga. Nos referenciais isolados, podemos utilizar esse ponto de referência no infinito. A diferença de potencial de uma carga, entre o ponto e o infinito, é o potencial eléctrico dessa mesma carga. Este é medido em volts (1 volt =joule/coulomb).
O Circuito eléctrico é o trajecto seguido pela corrente eléctrica, que no seu movimento irá encontrar um conjunto de elementos com funções bem determinadas. Para que se possa executar um circuito eléctrico necessitamos, de um gerador que cria e mantém uma diferença de potencial (por exemplo uma pilha, uma bateria, etc.). É necessário, ainda, uma fonte de alimentação onde existe ou permitemanter uma diferença de potencial ou tensão. Um receptor, fios condutores, aparelhos de segurança e manobra e instrumentos de medida.
O receptor utiliza a energia eléctrica, transformando-a noutra forma de energia: calorífica - aquecedores, luminosa - lâmpadas, mecânica - motores eléctricos e Química - cromagem de metais. Os fios condutores são indispensáveis para conduzir a corrente ao longo docircuito. Os aparelhos de segurança que são os fusíveis ou disjuntores servem para evitar curto-circuitos e, os aparelhos de manobra são interruptores, que permitem fechar ou abrir o circuito. Por fim, os instrumentos de medida são amperímetro e voltímetro.

Condutores e Isoladores

Os materiais têm diversas características e utilizações. Os materiais eléctricos podem dividir-se em condutores,isoladores, semicondutores e magnéticos.

Os principais são os condutores e isoladores. Existem vários factores externos, como a temperatura e a iluminação, que têm influência na condução eléctrica dos materiais.

Os materiais que melhor conduzem a corrente eléctrica, isto é, os que oferecem menor resistência à sua passagem são os materiais condutores.
O cobre, o alumínio e a prata são osprincipais materiais eléctricos utilizados no fabrico de condutores. Nestes materiais alguns electrões deslocam-se livremente. Mas existem ainda ligas condutoras, como o bronze, o latão e o almelc, e ligas resistentes com variadíssimas aplicações, como o constantan, o mailhechort, a manganina e o ferro.

Ao contrário dos condutores, os materiais isoladores são aqueles que praticamente não...
tracking img