Noções de valores na construção da cidadania

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
1 INTRODUÇÃO

A discussão sobre os valores e como estes estão articulados a sociedade, se mantém em posição de destaque, visto que a sua compreensão é bastante importante para o bom funcionamento da sociedade como um todo.
Para tanto, buscaremos o entendimento dos valores como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, sendo a partir de um conjuntode valores que uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões.
Neste estudo buscaremos também demonstrar que a sociedade capitalista contribui para a ausência de alguns valores determinantes na formação do indivíduo e dos grupos e, porque se fazem necessárias políticas públicas voltadas para o esclarecimento da sociedade em relação à diversidade e que valorizem as diferenças, sendoque só assim poderam ser formados verdadeiros cidadãos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NA SOCIEDADE

De acordo com o antropólogo Clyde Kluckhohn, no livro Um Espelho para o Homem, valor é “uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação”. Ou seja, os valores refletemnossas atitudes e pensamentos e orientam nossas ações. Eles são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, pois é a partir de um conjunto de valores, ou padrões que uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões.
Percebe-se facilmente o grau de nocividade que há num grupo social em que não existem determinados valores, principalmente quando esses fazem parte daformação do caráter do indivíduo. Uma sociedade sem valores, segundo Émile Durkheim é uma sociedade "em estado de anomia” e leva o ser humano ao desespero e diante dessa linha de raciocínio, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, da religião e do suicídio .
Nessa época surgiam novos valores e os tradicionais eram rompidos e diante dos problemas observados e estudados por Durkheim, ele resolveupropor uma solução que estaria em seguir o exemplo de um organismo biológico, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver, pois dessa maneira cada membro da sociedade estará vinculado a ela através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros. O filosofo e sociólogo ressalta como é importante que o indivíduorealmente se sinta parte de um todo, que precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica. Sua idéia contribui significativamente pra esse estudo.

2.2 A FORMAÇÃO DOS INDIVIDUOS E DOS GRUPOS FRENTE À SOCIEDADE CAPITALISTA

No contexto de uma sociedade capitalista como a nossa, o individualismo pode ser considerado característica marcante do homem, tendo em vista quena sociedade em que vivemos predomina a idéia de que os direitos são resultados dos esforços individuais, e não a de que esses direitos devem ser garantidos pela sociedade. Essa característica, atrelada á outras idéias inibe o ato de valorizar e compreender o comportamento do próximo.
A própria estrutura desse modelo econômico favorece uma má formação dos indivíduos e grupos, pois promove aascensão de uma cultura individualista, fornece a oportunidade de deixar de lado os valores para obter o almejado, permite que estes sejam postos de lado e a importância dada a valores como a dignidade, honestidade, ética, alteridade, respeito e integridade é cada vez menor.
Somente quando estes valores forem vistos como essenciais para um bom funcionamento da sociedade e para um desenvolvimentoigualitário, é que será possível um relacionamento harmonioso entre os homens, pois o viver em sociedade exige valores que proporcionam ao homem participar do processo social natural.
É diante dessa sociedade que cada vez forma indivíduos e grupos de acordo com os valores requeridos por ela própria e que tem perdido seus valores, que se faz necessário uma construção de políticas publicas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As noções dos valores na construção da cidadanias
  • As noções dos valores na construção da cidadania
  • As noções dos valores na construção da cidadania
  • REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS NOÇÕES DOS VALORES NA CONTRUÇÃO DA CIDADANIA
  • Ética e cidadania: a importância da construção de valores na escola e na sociedade.
  • Noções de Cidadania
  • Noções de valor
  • Nocoes de valores ( os valores e o direito).

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!