Noções básicas em bioquímica dos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os seres vivos são divididos em 2 grupos de acordo com seu tipo de obtenção de energia. São eles: os autótrofos, que sintetizam suas próprias fontes energéticas, podendo armazenar ou excretar o excesso. O segundo grupo – heterótrofos - obtém energia alimentando-se de autótrofos ou decompositores. Há uma ligação entre autótrofos e heterótrofos, onde os primeiros necessitam do CO2 produzido pelossegundos. Todavia, apenas os autótrofos possuem o poder de sintetizar algumas moléculas indispensáveis para a existência doa seres vivos, como aminoácidos e vitaminas.
A alimentação é o ato de obter substratos para as reações orgânicas básicas. Algumas biomoléculas são produtoras de energia, porém mesmo aquelas que não produzem diretamente também são importantes para o organismo. Carboidratos,lipídeos e nutrientes indispensáveis para a vida.
Os alimentos são divididos em 3 grupos: os energéticos(grupo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, que provém manutenção a temperatura corpórea, pois liberam energia para as reações bioquímicas). Os carboidratos são energéticos por excelência, e os lipídeos e proteínas, minerais, lipídeos e H2O. Chamando de grupo dos “estruturais”, estes atuamno crescimento, desenvolvimento e reparação de tecidos lesados. O último e terceiros grupo é chamado de “reguladores”, onde vitaminas, aminoácidos e lipídeos essenciais, minerais e fibras aceleram os processos orgânicos.
A energia gasta diariamente pelo ser humano deve ser igual e acumulada através dos alimentos, dependendo do ambiente, tipo do alimento e taxa basal metabólica, proporcional aopeso, área e conta o efeito termogênico dos alimentos, variando de acordo com o alimento, dependendo de sua digestabilidade.
No balanceamento dos alimentos, os carboidratos e lipídeos devem ser consumidos com cautela na alimentação, pois são extremamente calóricos e podem acumular gordura no organismo. Proteínas são boas quando possuem grande variedade de aminoácidos. Vitaminas e minerais sãorecomendados em pequenas quantidades e são muito presentes em frutas, verduras e legumes. A água deve ser consumida proporcionalmente, devido e quantidade de evaporação da mesma.
As fibras não são consideradas alimentos, pois não são digeridas do trato gastrointestinal. Porém, são essenciais na dieta do ser humano. São fibras aqueles que constituem a parede celular aos vegetais e não sãodigeridas pelas enzimas responsáveis. Nos herbívoros elas são a principal fonte energética. Na dieta do homem, as fibras têm efeitos como ótima auxiliadora de retenção de líquidos durantes a passagem do alimento no trato digestivo, produzindo fezes mais macias e prevenindo doenças como diverticulose e câncer de cólon.
Existem dois tipos de fibras, os mesmos solúveis, que ajudam no peristaltismo docólon e as mais solúveis que diminuem o colesterol plasmático, além disso, elas também baixam a velocidade da digestão fazendo com que a glicose seja totalmente transformada em energia e não acumulada como gordura.
O uso de alimentos industrializados, que visa conservar-los, muitas vezes pode fazer perder as propriedades nutritivas do mesmo. São substâncias sintéticas que além de conservarem osalimentos, também intensificam seu sabor ou melhoram a aparecia. Os principais são os conservantes, antioxidantes, corantes, etc. Esses compostos químicos utilizados devem ser totalmente eliminados do produto final, ou permanecer com traços. Dependendo do país, a legislação do mesmo define a quantidade de aditivos no alimento industrializado.
Os antioxidantes podem promover alterações irresistíveisbiomoléculas de função essencial à vida, o que possibilita o aparecimento de doenças como o câncer e a aterosclerose. Para tal, as células têm a capacidade de produzir compostos antioxidantes que neutralizam a ação danosa desses produtos tóxicos.
É necessário obtê-los de fontes alimentícias para garantir o não-desenvolvimento de certas doenças. Essas fontes são as produtoras de vitamina C,...
tracking img