Noção de globalização no curriculo escolar

Páginas: 10 (2379 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
DESAFIO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Luiz F. P. da Silva


Introdução:

A Historia da Educação Brasileira é de simples compreensão. Ela é marcada por acontecimentos tanto educacionais, políticos e religiosos que influenciaram em muito nosso modelo atual de educação. Contudo devemos partir do pressuposto de queos habitantes da nossa terra na ocasião da descoberta do Brasil os indígenas nos seus moldes rudimentares já possuíam um modelo próprio de educação que já ocorria antes mesmo à descoberta. No entanto foram os portugueses, os responsáveis pela introdução do modelo europeu de educação em que fomos educados e que estamos em um todo inseridos. Cabe ainda salientar que a educação no Brasil ainda em sié extremamente imatura e jovem, e que sempre fomos alvos de testes, e de imposições políticas e religiosas buscando alguns de seus interesses, de maneira que a educação atual ainda passa por diversas mudanças das quais somos partes integrantes deste processo.

Cronologia:

Período Jesuítico (1549-1759)

É de conhecimento que os portugueses após a descoberta do Brasil em 1500, vieram com aintenção de colonizar por volta de 1530, mas somente ainda anos mais tarde se têm a introdução dos moldes europeus na educação brasileira, que é marcada com a chegada da Companhia de Jesus, os chamados Jesuítas.
Companhia fundada em 1534 na França-Paris por um pequeno grupo de discípulos, por Inácio de Loiola, buscando sanar os prejuízos causados pela reforma Protestante e a expansão doluteranismo, a companhia criada com objetivos catequéticos.
Chegando ao Brasil em março de 1549 juntamente com o primeiro Governador Geral Tome de Souza, acompanhado do Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada é edificada a primeira escola elementar brasileira em Salvador, sendo mestre o Irmão Vicente Rodrigues. Tornou-se professor com características dos moldes europeus e se dedicou mais de50 anos a educação e a fé religiosa.
No entanto cabe salientar que o mais conhecido e possivelmente o mais atuante é o Padre Jose de Anchieta , foi mestre escola , missionário, escritor e reitor do Colégio do Espírito Santo.
Os jesuítas observaram que seria impossível converter os indígenas se não soubessem ler e escrever, porem não ficaram limitados somente a alfabetização, mas expandiram ecriaram os cursos de Letras que compreendiam Gramática Latina, Humanidades e Retórica, e Filosofia que abrigavam as disciplinas de Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais, classificados como secundários. Teologia e Ciências Sagradas, de Nível Superior para formação sacerdotal.
Nas missões jesuítas, os índios alem de passarem pelo processo de catequização, eramorientados segundo o interesse dos jesuítas a se aperfeiçoarem quanto ao trabalho agrícola, que por sua vez os jesuítas adquiririam uma fonte de renda sobre os indígenas.
Os Jesuítas foram mentores da educação no Brasil Colônia por 210 anos, até serem expulsos de todas as colônias portuguesas atendendo ao mandado de Sebastião Jose de Carvalho, o chamado Marquez de Pombal, primeiro-ministro de Portugal. Aeducação brasileira sofreu um grande marco em um processo já implantado e já consolidado como modelo educacional. Neste período os alunos eram os Índios. Os filhos de comerciantes e latifundiários portugueses estudavam na Europa.

PERIODO POMBALINO (1760-1808)

Após a expulsão dos jesuítas, pelo motivo de terem objetivos contrários aos da coroa portuguesa, onde a Companhia de Jesus visava odesenvolvimento e a propagação da fé e da religião, e o Marquez de Pombal que representava Portugal no Brasil se preocupava por meio da colônia levantar a monarquia perante as potencias européias.
É importante salientar que a Educação por meio da Companhia de Jesus estava naquele momento bem estruturada, e já contava com diversos estabelecimentos de ensino e nas cidades onde estavam presentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A GLOBALIZAÇÃO E NOÇÃO DE CURRICULO
  • curriculo escolar
  • curriculo escolar
  • Currículo Escolar
  • curriculo escolar
  • o curriculo escolar
  • curriculo escolar
  • Curriculo Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!