Noção de classificação

Páginas: 9 (2065 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
NOÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO

“Colocar junto o que combina, colocar os mesmos com os mesmos.” (Piaget)

As operações de classificação agrupam objetos segundo suas equivalências. Efetuar uma classificação é agrupar objetos segundo seus critérios comuns.

O indivíduo domina a estrutura de classes quando é capaz de agrupar classes em classes, isto, quando reúne mentalmente um conjunto de objetosconsiderados semelhantes a despeito de algumas diferenças específicas que cada elemento isolado possa ter.

Ex: A classe dos mamíferos incluído na classe dos animais.

Segundo Piaget, em experimentos com material de formas geométricas bidimensionais, com a instrução "reunir o que se parece", as reações observadas foram as seguintes:

• crianças de 2 anos e 1/2 a 5 anos - abundânciade coleções figurais
• após os 5 anos e 1/2 -- coleções não-figurais.
• a partir dos 7-8 anos -- classes propriamente ditas.
A formação de classes divide-se em 3 estágios:

• Ausência de classificação

• Classificação intuitiva

• Classificação operatória

AUSÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO(2-3 anos)

As crianças não conseguem perceber dois critérios ao mesmo tempo. Aoapresentar para a criança objetos de cores e formas diferentes, ela é incapaz de combinar os elementos de acordo com dois critérios ao mesmo tempo, pelas características dos objetos parecerem incompatíveis.

Se ela toma consciência da cor, assimilará todos os objetos, com essa qualidade, desprezando as outras características, não está classificando operatoriamente, uma vez que está reunindo sóos objetos semelhantes

CLASSIFICAÇÃO INTUITIVA (3-4 anos)

Nessa fase as crianças conseguem classificar objetos semelhantes em funções de suas características. Essa classificação também não é operatória porque é feita a partir da semelhança.

Ex: Se colocarmos uma coleção de quadrados pequenos com quadrados grandes a criança separará pelo tamanho sem perceber que todos possuemo mesmo formato ,(todos são quadrados).

Ao perguntar ,se existem mais objetos quadrados que objetos pequenos e grandes o sujeito não conseguirá afirmar que a coleção dos objetos quadrados é maior do que a dos pequenos e dos grandes.

CLASSIFICAÇÃO OPERATÓRIA (7-8 anos)

Nesse estágio as crianças concluem com facilidade que a coleção de quadrados é maior do que a dos quadradospequenos e grandes.

Realizam operação direta baseada na semelhança A+A=B, e realizam também uma operação inversa A=B-A, ou seja, a classe B permanece unida em pensamento apesar de desunida nas coleções visualizadas.

Durante toda a fase operatória concreta a criança aperfeiçoará a capacidade para classificar, seriar etc. e para expressar seu conhecimento do mundo através dalinguagem.

Através da linguagem o indivíduo falante consegue concluir que todos os pardais são passarinhos, que todos os passarinhos são animais, e que todos os animais são seres vivos, o que constitui um encadeamento hierárquico de classes, ou seja, uma classificação.

CONCEITO DE COMPREENSÃO E EXTENSÃO

COMPREENSÃO: Qualidades comuns e diferenças entre os membros da mesma classe,possibilitando distinguir seus membros das demais classes. No nível operante da classe o sujeito considera que a compreensão é o conjunto de qualidades comuns aos indivíduos ou objetos, que fazem parte daquela classe (a compreensão é dada por cada um dos indivíduos ou objetos da classe)

EXTENSÃO: Relações da parte como um todo (dependência, pertença e inclusão). A extensão é o conjunto deconjuntos ou objetos, que fazem parte daquela classe, cuja reunião forma a classe (pressupõe a consideração da classe como reunião). A compreensão pressupõe a extensão assim como a extensão pressupõe a compreensão.

COLEÇÕES FIGURAIS (2anos e ½ a 5 anos)

A coleção figural é o início da coordenação entre as ligações da parte com o todo, fornecidas pela percepção sob uma forma espacial, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NOÇÃO
  • Sem noção
  • noçao
  • a sem noção
  • sem noçao
  • sem noção
  • sem noção
  • Classificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!