Nnnnnnn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Origem e natureza do bloco
A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa deBrasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
Estes países emergentes possuem características comuns, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicasparecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.
Características comuns desses países:
* Economia estabilizada recentemente, com mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
* Níveis de produção eexportação em crescimento;
* Boas reservas de recursos minerais;
* Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);
* PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
* Índices sociais em processo de melhorias;
* Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;
* Rápido acesso da população aos sistemas decomunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);
* Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;
* Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.
CHINA: Trata-se da mais antiga civilização contínua da história não exatamente pela linearidade política, mas sim pela continuidade cultural. Sua historiacontemporânea é, no entanto, trágica feita de decadência econômica, instabilidade politica, humilhação militar e retrocesso sociais expressos em uma degradação profunda do tecido social, quando as loucuras econômicas de Mao Tse-tung levaram o país a uma hecatombe humana, criando uma ‘’lacuna’’ demográfica de dezenas de milhões de pessoas.
ÍNDIA: É a segunda civilização ‘’contínua’’ mais antiga do mundovalendo as aspas pela diversidade de culturas e etnias. Não há propriamente unidade cultural e sua história ‘’política’’ só parece fazer sentido com base na unidade temporária introduzida por invasões estrangeiras, em especial o império mongol, seguido pela dominação de uma companhia de comercio inglesa, depois convertida em supremacia britânica sobre povos muito distintos entre si. A Índia moderna éuma ‘’invenção’’ do império britânico.
RÚSSIA: Também é antiga, dotada de tradições culturais que a identificam como unidade cultural desde a idade média, quando deslocamentos de bárbaros deram origem a uma nação eslava em processo de homogeneização a caminho de uma formação nacional, que passou a existir quando Pedro, O Grande, submeteu as autoridades feudais e consolidou seu poder sobre umterritório indefinido, sob a forma de um estado incipiente, baseado no conceito de absolutismo imperial. Esse Estado se estendeu ao longo do século XVIII a XX, até atingir o máximo de sua extensão e poderio já sob domínio dos ‘’czares’’ soviéticos. O ‘Império soviético’’ representou um paradoxo na trajetória da ‘’grande’’ Rússia posto que lhe deu a segurança nacional a que sempre aspirou aquele estado,ao mesmo tempo em que criou um sistema econômico irracional, o que determinou sua crise estrutural e derrocada estrondosa.

BRASIL: É uma típica criação colonial com a lenta constituição de uma economia bem sucedida, no quadro de uma construção estatal mais precoce. O Brasil teve um estado unificado antes de ter uma economia integrada. O estado foi o elemento indutor da construção de...
tracking img