nkehncow

3091 palavras 13 páginas
1 - Objetivo
Este relatório tem por objetivo a maior compreensão das técnicas do laboratório e a utilização, classificação e aplicabilidade dos aglomerantes, neste caso a finura, pega, resistência, expansibilidade do cimento Portland, de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regem a realização de todos estes ensaios.

2 – Introdução
Os aglomerantes são materiais ativo, ligante, em geral pulverulento que tem como finalidade unir os grãos do agregado, são bastante utilizados na realização de argamassas e concretos. Os aglomerantes podem ser classificados quanto ao seu princípio ativo em aéreos ou hidráulicos.
Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea.
Hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.
O aglomerante mais utilizado na construção civil é o cimento, conhecido mundialmente como cimento Portland, que é a denominação técnica do material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento é um pó fino com propriedades aglutinantes, que endurece sob ação da água, sendo, portanto um aglomerante hidráulico. Depois de endurecido mesmo sob ação da água não se decompões mais. O cimento portland misturado com água e outros materiais de construção, como a areia, a pedra britada, o pó de pedra, a cal e outros resulta nos concretos e argamassas usadas, na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, etc.
O cimento é obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfatos de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura crua de calcário e argila,

Relacionados