njsdj

489 palavras 2 páginas
O que é a resistência?
A resistência é a capacidade motora condicional que permite realizar esforços durante um tempo consideravel e suportar a fadiga daí resultante , recuperando com relativa facilidade e evitando a perda de qualidade da execução.
As capacidades motoras condicionais são determinadas pelos processos de obtenção e transformação de energia, e podemos dizer que são condicionais, pois dependem da energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que fazem a sua distribuição. Tem um carácter quantitativo e para além da resistênica temos também o exemplo da força.
Mas existe também as capacidades motoras ou de dimensão qualitativa do movimento, e estas relacionam-se fundamentalmente com os processos de controlo e regulação do movimento e estão dependentes do sistema nervoso central. Temos o exemplo da orientação do equilibrio, do ritmo, da aprendisagem, da reação, da alteração, da diferenciação e por fim do encadeamento.
A flexibilidade e a velocidade são capacidas motoras condicionais e coordenativas.
O desenvolvimento das capacidades motoras é indispensável para melhorar a aptidão física, e só é possível através da prática de uma atividade física regular e sistematizada.
Tipos de resitência
Resitência aeróbia

Nesta resistência verifica-se o equilibrio entre o oxigénio que está a ser necessário para o trabalho muscular e aquele que a circulação transporta até ao tecido muscular.
Está associada a esforços prolongados de média ou baixa intensidade. http://revistatenis.uol.com.br/artigo/torne-se-resistente_4.html A corrida contínua é um exemplo de exercício que trabalha a resitência aeróbia.

Resistência anaeróbia

Nesta variante, verifica-se a realização de um esforço com dívida de oxigénio, ou seja, as fibras musculares absorvem todo o oxigénio que os sistemas respiratórios e cardiovascular lhes enviam e mesmo assim, esse oxigénio é insuficiente para colmatar as necessidades do organismo.
Está associada a esforços de curtos de

Relacionados