Njbhv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 99 (24709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS GERAIS INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

JAILTON FERREIRA DO NASCIMENTO

“AVALIAÇÃO DE MEMBRANAS DE OSMOSE INVERSA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PURGA DE TORRES DE REFRIGERAÇÃO DE INDÚSTRIA PETROLÍFERA COM FINALIDADE DE REUSO”

Niterói Dezembro/2004

JAILTON FERREIRA DO NASCIMENTO

“AVALIAÇÃO DE MEMBRANAS DE OSMOSEINVERSA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PURGA DE TORRES DE REFRIGERAÇÃO DE INDÚSTRIA PETROLÍFERA COM FINALIDADE DE REUSO”

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Química.

Orientador: Prof. Dr. Annibal Duarte Pereira Netto Co-orientador: Prof. Dr. João Alfredo Medeiros

NiteróiDezembro/2004

N 244

Nascimento, Jailton Ferreira do Avaliação de membranas de osmose inversa no tratamento de águas de purga de torres de refrigeração de indústria petrolífera com finalidade de reuso / Jailton Ferreira do Nascimento. – Niterói: [s.n.], 2004. 115 f. Dissertação – (Mestrado em Química) – Universidade Federal Fluminense, 2004 1. Osmose inversa. 2. Águas de rejeito. 3.Dessalinização. 4. Poluição ambiental. I. Título.

JAILTON FERREIRA DO NASCIMENTO

“AVALIAÇÃO DE MEMBRANAS DE OSMOSE INVERSA NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PURGA DE TORRES DE REFRIGERAÇÃO DE INDÚSTRIA PETROLÍFERA COM FINALIDADE DE REUSO”

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Química.BANCA EXAMINADORA _______________________________________________________ Prof. Dr. ANNIBAL DUARTE PEREIRA NETTO – Orientador. IQ/UFF _______________________________________________________ Prof. Dr. JOÃO ALFREDO MEDEIROS – Co-Orientador. IQ/UFRJ _______________________________________________________ Profa. Dra. CELINA CÂNDIDA RIBEIRO BARBOSA IEN/CNEN_______________________________________________________ Dr. MARCEL VASCONCELOS MELO. CENPES/PETROBRAS

_______________________________________________________ Prof. Dr. RICARDO JORGENSEN CASSELLA. IQ/UFF

Niterói Dezembro/2004

Ao meu Grande Amigo Augusto Flores (in memoriam)

Aos meus pais, José e Maria, por toda dedicação na minha formação, à minha esposa Christiane e aos meus filhos Yasmine e Matheus pela compreensão nosmomentos de ausência e pelo carinho recebido.

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador, Annibal, sempre presente e contribuindo de maneira sincera durante todo o curso de Mestrado e no processo de construção deste trabalho. Ao meu co-orientador, João Alfredo, pelas sugestões dadas na montagem deste trabalho. À PETROBRAS/CENPES pelo apoio dado. Ao Oswaldo de A. P. Junior por ter me ajudado e dado àoportunidade de assumir este projeto. Às minhas amigas de curso: Rosanna, Patrícia e Alessandra pelas longas horas de estudo em conjunto. À Liliane Mello, pela ajuda dada em vários momentos. À Leila Maria por ter me ajudado com as crianças. A todos do PDP/TE; PDP/AP E PDEDS/QM, que me incentivaram, ajudaram e torceram pela conclusão deste trabalho. Aos Professores Eliana Myra e Antonio Carlos Moreira porterem acreditado na minha pessoa. A todos aqueles, que de alguma forma contribuíram para a conclusão deste trabalho.

SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS RESUMO ABSTRACT CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO 1.1 – O Recurso Natural Água 1.2 – Sistemas de Tratamento de Água CAPÍTULO 2: SISTEMAS DE RESFRIAMENTO 2.1 – Principais Sistemas de Resfriamento Utilizados nas Indústrias CAPÍTULO 3: REUSO DE ÁGUANO SISTEMA PETROBRAS 3.1 – Petrobras/Reduc – Reuso de Água 3.2 – Torres de Resfriamento – Petrobras/Reduc 16 19 11 pg. 01 07

3.3 – Características da água de Purga das Torres de Resfriamento – Petrobras/Reduc 25

CAPÍTULO 4: MEMBRANAS 4.1 – Membranas em Geral 4.2 - Morfologia das Membranas 4.3 – Fatores de Separação Usados para Definição e Uso de uma Membrana 4.4 – Tipos de Fluxo em uma...
tracking img