nivelamneto facima2

1497 palavras 6 páginas
respondidas e clique em "Finalizar".
Português1
COISAS INCRÍVEIS NO CÉU E NA TERRA De uma feita, estava eu sentado sozinho num banco da Praça da Alfândega quando começaram a acontecer coisas incríveis no céu, lá para as bandas da Casa da Correção: havia uns tons de chá, que se foram avinhando e se transformaram nuns roxos de insuportável beleza. Insuportável, porque o sentimento de beleza tem de ser compartilhado. Quando me levantei, depois de findo o espetáculo, havia umas moças conhecidas, paradas à esquina da Rua da Ladeira. — Que crepúsculo fez hoje! – disse-lhes eu, ansioso de comunicação. — Não, não reparamos em nada – respondeu uma delas. – Nós estávamos aqui esperando o Cezimbra. E depois ainda dizem que as mulheres não têm senso de abstração..

(ENEM) – O episódio narrado permitiu que o narrador a) achasse justo que nem todos se emocionem com a natureza. b) fizesse um comentário sobre a natureza feminina em geral. c) justificasse por que o sentimento de beleza tem de ser compartilhado. d) se lamentasse por sua solidão. e) tecesse uma crítica a quem não se preocupa com as mulheres.
2
(PUCCAMP)

Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho. Era um cachorrinho preto e branco que Dona Casemira encontrara na rua um dia e levara para casa, para acompanhá-la na sua velhice. Pobre da Dona Casemira. Dona Casemira acordava de manhã e chamava: – Dudu! O cachorro, que dormia na área de serviço do apartamento, levantava a cabeça. – Vem, Dudu! O cachorrinho não ia. Dona Casemira preparava a comida do cachorro e levava até ele. – Está com fome, Dudu? Dona Casemira botava o prato de comida na frente do cachorrinho. – Come tudo, viu, Dudu? Dona Casemira passava o dia inteiro falando com Dudu. – Que dia feio, hein, Dudu? – Vamos ver nossa novela, Dudu? – Vamos dar uma volta, Dudu? Dona Casemira e seu

Relacionados